Os gestores de pessoas, processos e escolar lidam com recursos primários diferentes, todavia muitas vezes com objetivos parecidos para que então possam otimizar processos diversos e por esse motivo há uma forte correlação entre esses profissionais.
O que é gestão de sala de aula? Gestão de sala de aula são todas as ações realizadas pelo professor para promover um ambiente de aprendizagem efetivo, em que todos os estudantes se sintam seguros e estimulados a aprender.
A gestão e a organização da sala de aula dependem da construção de regras e procedimentos coletivos, do acompanhamento e da mediação dos comportamentos. Desta maneira, é possível que a ordem seja alcançada na sala de aula, de modo a favorecer as atividades de ensino-aprendizagem.
Seria o controle efetivo da sala de aula, deixando um ambiente sadio e propicio aos alunos aprenderem, visando, com isso, a ordem e disciplina. Nesse novo modelo eram explicitados três tipos de manejos: Corretivo, Preventivo e o Educativo.
Amplie as oportunidades com novas metodologias Exemplos do dia a dia, uso de tecnologia, experiências científicas e ensino colaborativo são algumas maneiras de engajar os estudantes. Além disso, apresentações, palestras e debates são formas de inovar na sala de aula.
A chave da boa gestão desse processo reside na capacidade de previsão, otimização e planejamento. A gestão pedagógica é o processo que faz a relação ensino-aprendizagem funcionar dentro das expectativas do Projeto Político-pedagógico da escola.