É considerado um órgão linfoide primário. O timo localiza-se no tórax, entre os pulmões e a frente do coração. Ele muda de tamanho conforme as fases da vida.
Limpe o timo com uma faca soltando a gordura e, na sequência, tire toda a membrana da carne. Deixe secar. As peças que estiverem mais grossas, corte ao meio como se fossem bifes.
O timo é um órgão linfático situado na parte anterior e superior da cavidade torácica, próximo ao coração. Tem como limites anatómicos superiormente a traqueia, a veia jugular interna e a artéria carótida comum, lateralmente pelos pulmões.
O timo (ou seu remanescente) está localizado na parte anterior do mediastino superior, fica imediata- mente atrás do manúbrio esternal e estende-se ao me- diastino anterior, anteriormente ao pericárdio, mas pode estender-se inferiormente até o processo xifoide.
O timo facilita a maturação dos linfócitos T, uma parte importante do sistema imunológico que fornece imunidade mediada por células. As células T começam como precursores hematopoiéticos da medula óssea e migram para o timo, onde são denominados timócitos.
O baço, o timo e as tonsilas são considerados órgãos linfoides. Apesar de não possuírem associação direta com a circulação linfática, estas estruturas fazem parte do sistema imune do organismo. A produção de linfócitos é a principal função órgãos linfoides.
O baço é um pequeno órgão que está localizado na parte superior esquerda do abdômen e que é muito importante para filtrar o sangue e remover os glóbulos vermelhos lesionados, assim como produzir e armazenar células brancas para o sistema imune.
A molleja, ou timo de boi, é uma parte do boi comumente utilizada em asados (“churrasco”) na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. O timo é uma glândula, um órgão linfóide primário especializado do sistema imunológico, presente em todos os animais vertebrados com mandíbula, incluindo o ser humano.
Linfonodos, ou gânglios linfáticos, são estruturas do sistema linfático cuja função é manter o equilíbrio de fluidos, com a produção da linfa e o sistema imunológico, mantendo o corpo saudável. O sistema linfático está presente no organismo como uma grande rede, semelhantes ao sistema vascular.
Estes linfonodos podem ser encontrados isolados pelo corpo, mas, maioritariamente, estão presentes em grupos em locais como o pescoço, axilas e virilhas. Cada grupo geralmente é responsável por ajudar a combater infecções que se desenvolvem por perto, ficando inchados quando isso acontece.