EQST

Quais So Os Macroldeos?

Quais são os macrolídeos?

São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.

Porque os Macrolideos são Bacteriostaticos?

As drogas pertencentes à classe dos macrolídeos são consideradas bacteriostáticas na maioria dos casos. Agem bloqueando a síntese proteica bacteriana ao se ligarem à subunidade 50S do ribossomo. Assim, impedem a transferência dos aminoácidos conduzidos pelo RNA transportador para a cadeia polipeptídica em formação.

Quais são as etapas do processo de tradução?

A tradução ocorre em três etapas (iniciação, alongamento e terminação), nas quais a informação presente no mRNA e organizada em codões (conjunto de 3 nucleótidos), é reconhecida pelos anticodões presentes nos tRNA's que transportam os resíduos de aminoácidos.

Quais as etapas do processo de transcrição?

A transcrição é um processo que pode ser dividido, didaticamente, em três fases: início, elongação e término.

  • Início. O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. ...
  • Elongação ou alongamento. ...
  • Término.

Quando ocorre a transcrição?

A transcrição começa quando a RNA polimerase se liga a uma sequência promotora próxima ao início de um gene (diretamente ou através das proteínas auxiliares). A RNA polimerase usa uma das fitas de DNA (a fita molde) como uma referência para fazer uma molécula de RNA nova, complementar.

Quais são os três estágios básicos da transcrição descreva o que acontece em cada estágio?

A transcrição tem três estágios: iniciação, alongamento e término. Nos eucariontes, as moléculas de RNA devem ser processadas após a transcrição: elas são emendadas e têm um cap 5' e uma cauda poli A colocadas em suas extremidades. A transcrição é controlada separadamente para cada gene em seu genoma.

O que são os processos de transcrição e tradução?

A síntese proteica é o mecanismo de produção de proteínas determinado pelo DNA, que acontece em duas fases chamadas transcrição e tradução. O processo acontece no citoplasma das células e envolve ainda RNA, ribossomos, enzimas específicas e aminoácidos que auxiliarão na sequência da proteína a ser formada.

Qual é a diferença entre transcrição e tradução?

A diferença entre transcrição e tradução é que na sua finalidada que será a tradução forma as cadeias de três a três base nitrogenadas formam uma molecula de aminoacidos que vão se juntando ate forma uma proteina.

O que são os processos de transcrição e tradução feitos pelo RNA?

A transcrição é o processo pelo qual uma molécula de RNA é formada, utilizando como molde uma das fitas do DNA. Para que os genes consigam se expressar, é necessário que uma molécula de RNA seja formada a partir de uma molécula de DNA. Esse processo recebe o nome de transcrição, e sua enzima chave é a RNA polimerase.

Como ocorre o processo de tradução?

A síntese de proteínas (tradução) ocorre no citoplasma e consiste na leitura do RNAm. O processo envolve três etapas conhecidas por: iniciação, alongamento e finalização. A síntese tem início (etapa de iniciação) quando a subunidade menor de um ribossomo e um RNAt específico associam-se a um RNAm.

Em que parte da célula ocorrem os processos de transcrição e tradução respectivamente?

Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como ocorre a tradução de proteínas?

A síntese proteica, também chamada de tradução, é um processo em que as informações contidas em uma molécula de RNA mensageiro são convertidas em proteínas. ... Na síntese proteica, ocorre, portanto, a conversão de informações contidas nas moléculas de RNA em proteínas.

Como fazer a tradução do RNA?

Na tradução, os códons de um RNAm são lidos por ordem (da extremidade 5' para a extremidade 3') por moléculas chamadas de RNAs de transferência ou RNAt. Cada RNAt possui um anticódon, um conjunto de três nucleotídeos que se liga ao códon correspondente no RNAm através do pareamento de bases.

O que é a tradução do RNA?

RNA - Tradução passo a passo. A tradução é um processo no qual haverá a leitura da mensagem contida na molécula de RNAm pelos ribosomo, decodificando a linguagem de ácido nucleico para a linguagem de proteína.

Qual o papel do RNA Ribossômico no processo de tradução?

O RNA é um ácido nucleico relacionado com a síntese de proteína, um processo também chamado de tradução. Nesse processo, o RNAm é responsável por conter todas as informações necessárias para que determinada proteína seja sintetizada.

Onde se encontra o RNA na célula?

Em células eucariotas, o RNA localiza-se no citoplasma (maior quantidade) e no núcleo, onde é sintetizado. A quantidade de RNA é variável de célula para célula e com a atividade celular.

Onde se encontra o RNA mensageiro?

RNA mensageiro (mRNA): é o tipo de RNA que se apresenta em menor quantidade em uma célula, constituindo cerca de 5% a 10% de todo o RNA celular. Ele é traduzido no processo de síntese de proteínas, sendo, portanto, aquele que codifica as proteínas.

Onde é produzido o RNA?

O RNA transportador (RNAt) também é produzido a partir de uma fita do DNA. ... O RNA ribossômico (RNAr), chamado por alguns de RNA ribossomal, faz parte da constituição dos ribossomos. É nos ribossomos que a sequência de bases do RNA mensageiro é interpretada e a proteína, de fato, sintetizada.

Onde se encontra o DNA da célula?

O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias.

Onde está localizado o DNA do indivíduo?

núcleo celular

O que podemos encontrar nas moléculas de DNA de uma célula?

A molécula de DNA é constituída por três substâncias químicas: Bases Nitrogenadas – Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G); Pentose – Um açúcar que apresenta moléculas formadas por cinco átomos de carbono; Fosfato – um radical de ácido fosfórico.

Como ver o DNA?

Procedimentos para extrair o DNA humano Pegue os dois copos de água e coloque em um recipiente. Adicione uma colher de sal no recipiente e misture bem com o bastão de vidro. Coloque 3 colheres dessa mistura de água e sal em um copinho e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.

Como saber o DNA de uma pessoa?

O teste de paternidade é um tipo de teste de DNA que tem como objetivo verificar o grau de parentesco entre a pessoa e o seu suposto pai. Esse teste pode ser feito durante a gravidez ou após o nascimento por meio da análise do sangue, saliva ou fios de cabelo da mãe, filho e do suposto pai.

É possível ver o DNA no microscópio?

A objetiva que se consegue visualizar a estrutura do DNA ao microscópio é a de 40 vezes.

Como extrair o DNA do sangue?

A utilização de kits permite a purificação do DNA nas amostras de maneira homogênea e rápida. Procedimento: a) Colocar 300 µL de sangue e 900 µL de solução de lise, em microtubo de 1,5 mL. b) Homogeneizar e centrifugar a 20.

Quais são as etapas de extração de DNA?

Os protocolos para extração de DNA envolvem 3 etapas básicas: lise das membranas, limpeza de contaminantes (proteínas e outras macromoléculas) e a precipitação do DNA. Nesse video o DNA de Drosophila é extraído pontuando essas 3 etapas.

Como extrair o DNA de uma planta?

Dissolva o DNA isolado em 1,0 ml de tampão TE (Tris-HCl 10 mM, pH 8,0; EDTA 1 mM) e adicione 500 µl de acetato de amônio a 7,5 M. 2. Feche o tubo e misture suave- mente por inversão para homogenei- zar a solução. Incube no gelo por 15 minutos.

Como podemos isolar o DNA?

Resposta: O DNA pode ser encontrado dentro do núcleo de todas as células. Ele pode ser isolado a partir da mistura da substância amassada, com sal, álcool e água quente.