O Refúgio de Vida Silvetre (REVIS) é uma unidade de conservação que tem por objetivo a proteção de ambientes naturais para garantir as condições de existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora da localidade e da fauna residente ou migratória.
Ab'Sáber foi além e interpretou quais eram os tipos vegetacionais que se expandiram e regrediram durante as flutuações climáticas quaternárias, conceituando os refúgios, como sendo as áreas que preservaram a vegetação úmida retraída, redutos, as paisagens que são remanescentes da vegetação que se expandiu no passado e ...
A teoria dos Refúgios propõe que as mudanças na vegetação seguiram reversões climáticas em virtude dos ciclos de Milankovitch durante algum período da História da Terra, causando a fragmentação dos centros de origem das espécies e o isolamento de uma parte das respectivas biotas em refúgios ecológicos separados entre ...
Concluiu-se que o clima era úmido, com curtos episódios secos antes de ~ 40 mil anos AP. Desta época até o início do último máximo glacial prevaleceu clima úmido e frio, com intensa aridez somente no final do Pleistoceno Tardio.
A Teoria dos Refúgios explica a grande biodiversidade existente na Floresta Amazônica. Teria acontecido na era cenozóica (no período quaternário) caracterizada por instabilidades climáticas (seco e frio). ... Isto explica a diferença de concentração de populações endêmicas em certas áreas da floresta amazônica.
Floresta leva umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região, contribui para estabilizar o clima global e ainda tem a maior biodiversidade do planeta. A Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país e da América do Sul.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), existem cerca de 40 mil espécies de plantas, 300 espécies de mamíferos e 1,3 mil espécies de aves habitando 4,196.
A biodiversidade da Amazônia também é fundamental para os sistemas globais, pois influencia o ciclo global do carbono (e, portanto, a mudança climática) e os sistemas hidrológicos hemisféricos, servindo como uma importante âncora para o clima e para as chuvas na América do Sul.
A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.
Além disso, a Floresta Amazônica possui a maior biodiversidade do mundo e assegurar a sua preservação é fundamental para garantir a sustentabilidade natural. As diversas espécies encontradas na floresta também são importantes para a produção de medicamentos, cosméticos e controle biológico de pragas.
Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas.
Conservar uma floresta é conservar todas as formas de vida – a nossa e de toda biodiversidade. É proteger também o conhecimento e a história de um lugar, sua paisagem e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação emocional, física e intelectual de novas gerações, ao promover a relação das pessoas com a natureza.
A Floresta e sua biodiversidade desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico do planeta e melhoria da qualidade de vida das populações. ... As florestas armazenam dois quintos de todo o carbono dos ecossistemas da terra, sendo consideradas como “pulmões do mundo” ou “sumidouros de carbono”.
As florestas cobrem cerca de 31% da área terrestre, armazenam mais de um trilhão de toneladas de carbono e fornecem meios de subsistência para mais de 1,6 milhões de pessoas, segundo o Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), o ECOSOC.
Resposta. A Floresta e sua biodiversidade desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico do planeta e melhoria da qualidade de vida das populações. ... Sendo assim, os ecossistemas com grande biomassa e com o solo pouco perturbado, como as florestas, retêm o carbono, sob a forma de dióxido de carbono (CO2).
Para a agropecuária, conservar os solos é simplesmente uma das maiores garantias de produção. Solos bem conservados reciclam mais nutrientes e acabam sendo mais férteis, dada aceleração no ciclo de decomposição da matéria orgânica.
A floresta representa muitos outros benefícios para os sistemas hídricos. Contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático.
O aumento da floresta nas áreas agrícolas resultou em redução na disponibilidade de água e diminuição dos picos de vazão. De acordo com a autora, foi observado que existe um limiar de 50% de ocupação na bacia por floresta a partir do qual a disponibilidade de água e os picos de vazões diminuem consideravelmente.
A vegetação tem um papel importante neste ciclo, pois uma parte da água que cai é absorvida pelas raízes e acaba voltando à atmosfera pela transpiração ou pela simples e direta evaporação (evapotranspiração). ... Quando diminui a infiltração, necessariamente aumenta o escoamento superficial das águas das chuvas.
Mas, afinal, qual a função das florestas e por que elas são tão importantes? Além de estocar carbono, as florestas regulam o clima. No caso da Amazônia, esta leva a umidade gerada na floresta para outras regiões. Água que serve para irrigar plantações e encher reservatórios de água.
A maior parte das florestas existentes é grande emissora de umidade através de um processo chamado de evapotranspiração. ... A consequência de uma maior umidade do ar é a menor amplitude térmica (a diferença entre a maior e a menor temperatura), ou seja, a ocorrência de médias de temperaturas mais constantes.
1- Folhas. A função principal das folhas no controle climático é a ajuda na diminuição da temperatura local. Isso se dá por meio de um processo conhecido por evapotranspiração, basicamente a ocorrência simultânea da evaporação e da transpiração.