Pássaros em casa: um guia sobre as principais espécies
Nymphicus hollandicus
Evidência 2: A carinha da ave Considerando uma calopsita de padrão cinza, os machos costumam ficar com o rosto mais amarelo, com aquela simpática mancha alaranjada nas bochechas muito bem marcada. Já nas fêmeas, o tom das bochechas geralmente é mais claro, e seu rosto, de um tom de cinza ou de um amarelo bem suave.
Ashenfallow Cockatiel
Em geral, quando querem atrair um parceiro, as fêmeas erguem a cauda e começam a piar baixinho, o que, para os mais leigos, dá a entender que calopsita entra no cio. Seja como for, um dos maiores estopins para o início do acasalamento é a presença de um ninho na gaiola.
Analisando a linguagem corporal para saber se o periquito gosta de você Observe se o periquito gosta de um “chamego”. Este é um sinal claro de que ele gosta de você e quer se aproximar; perceba se a ave roça a cabeça contra sua mão, sobe em seu corpo, se esfrega contra seu pescoço e muito mais.
Reunimos aqui as melhores dicas para você amansar sua calopsita.
Aves que gritam muito é motivo de grande preocupação. - Você está fugindo do horário habitual da refeição e a ave está pedindo comida. ... - A ave aprendeu que gritando você vem correndo ao encontro dela.
A partir daí, o segredo para que a calopsita aprenda a cantar é a repetição, conforme o passo a passo a seguir:
Um cuidado importante que deve ser observado é a quantidade de papinha dada, pois alguns filhotinhos não demonstram que estão satisfeitos e se comerem demais podem regurgitar. Com esses cuidados, em mais ou menos 80 dias de vida a ave aprende a comer sozinha.
A partir de 30 dias, eles se tornam mais independentes e começam a buscar alimento sólido por conta própria. Durante todo o processo, ofereça aos pais uma ração para calopsita de qualidade. Além disso, mantenha a gaiola sempre limpa e em local tranquilo, seguro e longe de correntes de vento.
Os filhotes saem do ninho aos 30 dias e são desmamados pelos pais com 50 a 60 dias. Cada casal deve ter sua ficha de controle de criação e cada calopsita o seu pedigree.
Para replicar essa rotina, você deve alimentar o filhote a cada 15 a 20 minutos do amanhecer até o anoitecer. Quando o passarinho tiver aberto os seus olhos e brotado algumas penas, você pode esperar de 30 a 45 minutos entre as refeições.
Mas assim, aos poucos, aprenderá a comer sozinho, o que começa a ocorrer por volta dos dois meses e meio de vida. Aos três meses, já pode ser transferido para um viveiro com Papagaios jovens e filhotes. Com adultos, o filhote só pode conviver aos seis ou sete meses, quando já sabe voar.
Um exemplo de papa caseira pode ser feita com ração de gato embebida em água, ovo cozido e farinha de rosca, tudo misturado até obter uma consistência pastosa. Mas não é só a comida de passarinho que importa.
Alimente o filhote da ave. Depois de colocar uma quantia pequena de alimento no utensílio, aponte o objeto para o lado "certo" do bico, ou seja, o lado direito da garganta do passarinho. No lado esquerdo da garganta da ave fica a traqueia. Assim como nos seres humanos, a comida não deve cair na traqueia.
Lave as mãos e coloque luvas, se tiver. Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz. É essencial que não o alimente e não o manuseie sem necessidade.
As plantas abaixo são exemplos de frutíferas que atraem as seguintes espécies de pássaros: