O movimento iluminista surgiu na França, mas vale citar que a maioria dos filosófos precursores do iluminismo morreram antes do movimento começar.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
1715 – 1789
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
Os iluministas acreditavam no progresso da ciência, eram contrários ao poder absoluto do rei (baseado no Antigo Regime) e solicitavam a liberdade e a tolerância. ... A razão iluminista era o caminho para as pessoas vencerem suas ignorâncias e medos e construírem um mundo baseado na verdade, no progresso e na liberdade.
A ) Podemos dividir os pensadores iluministas em dois grupos: ( ) Racionalistas e iluministas. ( ) Economistas e filósofos. ( ) Iluministas e filósofos. ( ) Ilustrados e racionalistas.
Verificado por especialistas Assim, o Brasil não deixaria o iluminismo satisfeito na medida em que a religião ainda é muito presente no pensamento do povo e o sentido de liberdade foi alterado.
Vários aspectos da nossa sociedade são iluministas, como: democracia, liberdade de expressão, de imprensa, direitos iguais (pelo menos deveria haver - está lá na Constiuição), organização dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário - desenvolvidos pelos iluministas), os próprios moldes da educação também são ...
Pode se dizer que o iluminismo deixou como herança a valorização da razão, um maior acesso ao conhecimento (que antes pertencia apenas a igreja), as ideias iluministas influenciaram em questões politicas e econômicas com a busca de um estado mais democratico e de uma economia mais liberal.
Verificado por especialistas Temos como influência do iluminismo nos dias atuais as preocupações com a limitação do poder do estado sobre o indivíduo, os ideais e lutas pelos direitos individuais fundamentais, tal como a vida, a liberdade, a dignidade e outros.
A importância do movimento iluminista está no surgimento das ideias que pregavam a liberdade, o desenvolvimento econômico e o fim do Absolutismo; sendo que elas motivaram a Revolução Francesa, o que marcou a Europa.
Entre os principais elementos que podemos citar estão o Método Experimental, a base do modelo científico, idealizado por Francis Bacon, a República Liberal, o modelo político que posteriormente ficaria conhecido como a "Democracia Ocidental", empregado até os dias atuais, e o modelo capitalista de produção.
O iluminismo foi um movimento de revolução cultural intenso no século XVIII europeu e a educação era visto com máxima importância para os filósofos que estavam engajados nesse movimento. Isso porque não se pode mudar o mundo sem partir da educação, visto ser essa atividade a responsável pela formação das pessoas.
Ou seja, o pensamento iluminista, de caráter burguês e liberal, ecoou muito depois do século das luzes e também, para muito longe do berço francês. Contribuiu para criar uma nova estrutura social, com reconhecimento de direitos, constituições, separação de poderes e, claro, destituiu muitas monarquias.