Tratamento. O animal deve ser anestesiado e se o útero estiver viável e, quando possível, é feita a realocação manual do órgão para a cavidade abdominal. O mais recomendado é a laparotomia imediata para inspeção dos ligamentos e identificação de rupturas de vasos, o que exige a histerectomia (castração).
Se quiser um cruzamento natural, os dois cachorros precisam ficar bem calmos. Se eles estiverem muito agitados ou nervosos, o cruzamento pode não ocorrer. Se o macho e a fêmea ainda não se conhecerem, marque um encontro alguns dias antes do cruzamento. Também é importante manter o ambiente tranquilo.
Há uma opção para pessoas que querem que sua cadela tenha filhotes mas não conseguem, mesmo que ela esteja totalmente saudável. Essa opção é a inseminação artificial em cães, que pode ser realizada apenas por um veterinário. Ele irá coletar o sêmen do macho escolhido e introduzir na fêmea durante a fase adequada.
A partir de que idade os cães podem cruzar? Veterinários recomendam que o cruzamento de cachorro só aconteça a partir do 3º cio para as fêmeas e depois dos 18 meses de vida para os machos.
Como é realizada a injeção da vacina anti cio Ainda segundo as informações encontradas, o ideal é aplicar após 3 a 5 meses do cio em cadelas e 3 a 6 meses em gatas. Pois é o período de anestro, ou seja, quando a sexualidade da fêmea está completamente inativa.
Uso injetável. Agite bem antes de usar. Aplicar, durante o anestro, por via subcutânea de preferência em local pouco visível como: interior da coxa ou parte interna da dobra do flanco. Para completa eficácia do produto, recomenda-se verificar com o Médico Veterinário a fase do ciclo em que se encontra o animal.