As plantas aéreas vivem sobre o tronco de outras plantas, as plantas terrestres vivem no solo e as aquáticas vivem nas águas dos rios, lagos e mares. Temos como exemplo: Plantas terrestres: a grama, a laranjeira, a mangueira, a roseira, etc. Plantas aéreas: a orquídea, a samambaia, etc.
As plantas terrestres são as que se desenvolvem em substratos não-submersos, como a terra ou as rochas. Como exemplos de plantas terrestres, temos a palmeira e a samambaia. Já as plantas aquáticas são aquelas que vivem dentro da água, como rios e lagos.
As plantas usam a água para todos seus processos, como absorver nutrientes da terra e fazer a fotossíntese. A rega correta faz com que a planta tenha o poder de mostrar o seu máximo potencial tanto em beleza quanto em produção.
Com uma roupa velha ou toalha + garrafa Separe uma garrafa cheia com água e uma peça de tecido comprida e bem molhada. Depois, coloque uma ponta do tecido na planta e outra na garrafa. Com este método, a planta se rega sozinha, devido à capilaridade das folhas.
São dois fatores que devem ser levados em conta: o primeiro é que o importante é molhar o vegetal, não importa a hora. O segundo, no entanto, é que o ideal seria regar de manhã cedo porque a planta recebe o primeiro sol do dia já úmida e não vai sofrer.
1. Hidrate as folhas. Durante o verão, por causa do calor, as plantas costumam perder água mais rapidamente. Por isso, borrifar água diretamente nas folhas pode ajudá-las a resistir melhor à mudança de temperatura.
As folhas maiores e brilhantes devem ser lavadas com água fria e, se estiverem oleosas, com uma gota de detergente ou sabão neutro. Para auxiliar nessa lavagem, você pode usar uma esponja macia ou um pano.
O truque é uma forma de evitar colocar água demais no vaso e afogar as suas plantas por causa de uma rega errada. ... Supostamente, a água gelada pode causar um choque de temperatura nas raízes de plantas tropicais (caso da orquídea), e isso pode ter um efeito na sua saúde a longo prazo.
Colocar anticoncepcional na água ajuda a planta crescer O motivo é o mesmo da aspirina: os compostos nitrogenados presente no anticoncepcional nutrem a planta .
Um dos grandes segredos para regar orquídeas é colocando 3 pedras de gelo no vaso, abaixo das folhas, uma vez por semana. Essa frequência pode ser um pouco maior no verão, e ser feita a cada quatro dias.
Além de não regar com eficiência, o gelo pode causar danos aos tecidos vegetais das orquídeas, devido às baixas temperaturas. É o mesmo malefício causado por uma geada, por exemplo. Além disso, a queda de temperatura, para muitas orquídeas, é um sinal importante para que sua floração ocorra.
Veja o que fazer para que a sua orquídea volte a florescer:
Normalmente as regas podem ser espaçadas entre cada 1 ou 2 dias, mas isso não é uma regra. Quanta água colocar? Como as samambaias ficam normalmente dentro de casa, é comum que elas estejam sobre pratinhos.