O número que compõe o CNPJ é composto por três segmentos de algarismos, sendo o primeiro o número da inscrição propriamente dito, o segundo (após a barra) o número de filiais e o terceiro representados pelos últimos dois valores que são os dígitos verificadores.
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é um registro emitido pela Receita Federal para identificar o negócio.
Entre na página de inscrição do site da Receita Federal, o endereço é servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp; Preencha o formulário com informações básicas, como nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, naturalidade e nome da mãe.
Tirar CPF online
Assim como no caso para maiores de 16 anos, também são aceitos Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento oficial de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento.
Para esse serviço, o cidadão deve comparecer a uma agência dos Correios munido da documentação necessária e pagar o valor de R$ 7,00. O número do documento sai na hora. O CPF é utilizado para identificar o cidadão na Receita Federal.
Como solicitar inscrição no CPF por e-mail? A partir do dia 14 de abril de 2020, basta enviar um e-mail para a Receita Federal com as informações e documentação necessárias. É preciso anexar documento de identificação, comprovante de endereço e fotos (veja abaixo detalhes dos documentos).
Os cidadãos que demandaram inscrição no CPF por e-mail receberão resposta em até 48h após a solicitação.
É possível solicitar gratuitamente a correção dos dados do CPF em até 60 dias.
De forma mais detalhada, a orientação é que o usuário acesse o menu de configurações do celular, selecione a opção “aplicativos”, localize o guia “todos”, selecione o aplicativo do Caixa Tem, acesse o armazenamento e clique em “apagar ou limpar dados”.
As alterações e regularizações de CPF levam em média 72 horas para serem atualizadas nos sistemas da Caixa Econômica Federal, para fins de solicitação do Auxílio Emergencial.