No centro desses sinais reina a noção de “docilidade” que une ao corpo analisável o corpo manipulável. É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado.
A verdade é aquilo que permanece inalterável a quaisquer contingências. No curso Le pouvoir psychiatrique (1973-1974), Michel Foucault sublinha que essa tem sido característica marcante da perspectiva filosófica da verdade no pensamento moderno ocidental.
Em seu notável livro Histoire de la folie à l´âge classique (1962), Foucault apresenta o dilema no qual se encontram as ciências humanas, como é o caso da psicologia objetiva que surge no século XIX.
Filósofo francês, Michel Foucault é conhecido por suas teorias acerca da relação entre poder e conhecimento, e como estes são usados para o controle social através das instituições. ... O ponto que subjaz todo o trabalho de Foucault é a relação entre poder e conhecimento.
Em grego, a verdade (aletheia) significa aquilo que não está oculto, o não escondido, manifestando-se aos olhos e ao espírito, tal como é, ficando evidente à razão. Em latim, a verdade (veritas) é aquilo que pode ser demonstrado com precisão, referindo-se ao rigor e a exatidão.
A verdade revelada é verdade e para nós é verdade que se tornou revelada. E assim adquirimos conhecimento quando nos apropriamos internamente de uma verdade de fé. A impossibilidade de acesso pelo conhecimento natural significa que precisamos de uma luz sobrenatural para chegar ao conhecimento do mistério.
3 AS CONCEPÇÕES DA VERDADE O falso é pseudos, o escondido, o encoberto, o dissimulado, parece ser, mas não é como parece. De acordo com essa concepção a verdade estaria na essência, sendo idêntica a realidade e acessível apenas ao pensamento, e verdade aos sentidos.
verdades alcançadas e verdades reveladas. "A verdade não está com os homens, mas entre os homens". A atitude dogmática é conservadora, isto é, sente receio das novidades, do inesperado, do desconhecido e de tudo o que possa desequilibrar as crenças e opiniões já constituídas.
As verdades da razão, para Leibniz, são verdades lógicas, sintéticas, que simplesmente decorrem de um esforço reflexivo do pensamento. ... Já as verdades de fato são aquelas que dependem de uma experiência (muitas vezes sensorial) e que só são verdadeiras dentro de um contexto determinado.
Leibniz denomina "verdades de razão" aquelas verdades (proposições) que são necessárias, e cujo oposto é impossível, ou seja, implica contradição.
A filosofia de Leibniz pode ser vista como um conjunto de princípios da organização que estabelece relação de liberdade entre vários elementos do mundo. ... Entre as diversas possibilidades de organização do mundo, Deus escolheu a melhor de todas, a que mais se assemelhava à Sua perfeição e a mais simples de todas.
Resposta. Resposta: a conversação assemelha-se à democracia pois é uma interação social que não tem como a intenção arrebate ou desprezar as demais ideias contrarias .
ais terras estabeleciam pactos com nobres menos poderosos em relações de suserania e vassalagem. Nessas relações, o nobre mais poderoso, chamado de suserano, concede um benefício ao nobre menos poderoso, chamado de vassalo.
Afirmar que a razão funciona dentro de nós e entre nós, significa reconhecer a razão como fator intrínseco ao homem, como sendo fruto de seus ideais, princípios e códigos de conduta social por ele aceito.
Também podemos apontar que é direta a relação entre o ato de conversão e a razão, visto que para a realização de uma conversa produtiva, a razão deve guiar ambos os interlocutores, que ao trocarem ideias, opiniões e crenças, devem orientar-se pelo uso da razão.