O envelhecimento da população da Europa é decorrente, dentre outros fatores, do elevado poder aquisitivo, da urbanização e da nova postura da mulher na sociedade. A Europa, chamada de velho continente, parece que transferiu esse nome para sua população, tendo em vista que a população europeia está envelhecendo.
Verificado por especialistas Assim, os pontos positivos giram em torno das políticas de saúde e o controle das taxas de homicídio vem sendo controladas, porém, quanto aos negativos se faz necessário um aumento da taxa de natalidade caso haja esse desequilíbrio.
De acordo com o relatório, a população europeia pode ganhar seis anos mais de vida saudável sem que os governos gastem um centavo extra. Para conseguir isso, seria necessário incentivar programas de medicina preventiva, diminuir a corrupção dos sistemas de saúde e adotar tecnologias mais modernas.
Os fatores que explicam o envelhecimento populacional estão ligados à queda da fecundidade e da taxa de mortalidade bem como ao aumento da expetativa média de vida das pessoas.
1-Os fatores que explicam o envelhecimento da população brasileira,conforme podemos perceber no alargamento do topo da piramide etária, são: ( )AUMENTO DA TAXA DE FECUNDIDADE E DECLÍNIO DO CRESCIMENTO VEGETATIVO ( )AUMENTO DA TAXA DE NATALIDADE E REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL ( )QUEDA DA TAXA DE FECUNDADÉ E AUMENTO ...
Portanto, uma população, de forma geral, se caracteriza pelo: Crescimento – quando a soma da natalidade e imigração supera a mortalidade e a emigração; Declínio (processo inverso ao crescimento) – quando o somatório da mortalidade e da emigração é maior que a natalidade e imigração.
No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950. Nesse período, a população brasileira totalizava habitantes, bem longe dos atuais
Lista de países por crescimento populacional
Três estudos genéticos simultâneos conduzidos por pesquisadores de diferentes instituições do mundo concluíram que toda a população do planeta se originou de uma única migração, que deixou o continente africano entre 50 mil e 80 mil anos atrás. A descoberta foi quase um esforço diplomático.
No século XX, a população mundial passou de 1,56 bilhão, em 1900, para 6,1 bilhões de habitantes, em 2000. Um crescimento de quatro vezes.
Assim a população mundial, que em 1920 era de 1 bilião, 834 milhões, aumentou, nos trinta anos seguintes, para 2 biliões 378 milhões. De um modo geral, o numero de nascimentos, por ano, no mundo, corresponde a 37 por mil habitantes; e o de mortos de 25 por mil, de acordo com as mais recentes estatisticas.