As plantas medicinais são aquelas que apresentam ação farmacológica, ou seja, ajudam na cura ou tratamento de várias doenças. As plantas medicinais são usadas há muito tempo por nossos antepassados e são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças.
Por que se preocupar com o uso de plantas medicinais? As plantas possuem muitas substâncias químicas. Algumas podem ser muito úteis no alívio de enfermidades, outras podem ser perigosas. Dependendo de qual parte da planta está sendo utilizada, o tipo e a quantidade dessas substâncias químicas variam.
Os perigos das plantas medicinais relacionam-se com a falta de conhecimento a respeito dos compostos presentes nesses vegetais. Muitas pessoas são adeptas à teoria de que o que é natural não provoca nenhum mal e, por isso, fazem uso indiscriminado de plantas medicinais.
3. Ao se utilizar uma planta medicinal como remédio, quais os cuidados devem ser tomados para evitar erros e possíveis complicações na saúde? É preciso ter cuidado e certeza quanto a fonte consultada, o modo de preparo e a planta a ser utilizada, o uso incorreto da planta em alguns casos pode ser até mesmo fatal.
Então siga as dicas do médico Edison de Mello, que é especialista em medicina integrativa:
“Primeiramente, sempre lavar bem a parte da planta a ser utilizada em água limpa e corrente: nunca utilizar a parte da planta que esteja murcha, estragada, velha ou que contém insetos.
Assim, a carqueja só deve ser consumida por hipertensos e diabéticos apenas após recomendação médica. Além disso, a carqueja está contraindicada na gravidez, pois pode provocar aborto, e durante o período de amamentação, pois pode passar para o leite materno e, consequentemente, para o bebê, o que não é aconselhável.
Os efeitos colaterais da Carqueja incluem diminuição da imunidade e hipotensão, quando ingerida em excesso.
O chá de carqueja possui vários benefícios para a saúde, como regulação da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue, fortalecimento do sistema imunológico e melhora de problemas digestivos, podendo ser consumido até 3 vezes por dia.
Desintoxica o organismo. Outro grande benefício do chá de carqueja é a sua ação depurativa - isto é, ajuda a purificar o organismo, eliminando as toxinas do fígado. Por isso, a carqueja é muito indicada para o preparo de sucos e chás detox, que podem ser consumidos de manhã em jejum.
Colocar 25 gramas de hastes de carqueja em 1 litro de água fervente, deixar repousar por 10 minutos. Tomar até 3 xícaras por dia. Caso opte pelas cápsulas, deve-se tomar até 3 ao longo do dia.
Chá de carqueja para diabetes. Uma ótima solução natural para diabetes tipo 2 é tomar diariamente o chá de carqueja. Coloque os 2 ingredientes numa panela e deixe ferver por alguns minutos. Tape a panela e deixe esfriar, bebendo o chá a seguir.
Modo de preparo
Tomar chá de salsa é um excelente remédio caseiro para ajudar a acabar com a infecção urinária, por causa das suas propriedades diuréticas naturais que ajudam a eliminar da bexiga qualquer organismo infeccioso acelerando o processo de cura da infecção que se apresenta com sintomas que incluem ardência e dor ao urinar.