As crises de mioclonias (tremores nas extremidades ou no corpo, de aspecto incoluntário, costumam iniciar-se na adolescência, e durante estes movimentos os pacientes apresentam a consciência preservada. É comum aparecerem crises geralmente ao acordar, muitas vezes precipitadas por privação do sono ou estresse.
Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.
A cãibra é, felizmente, um mal passageiro: dura de alguns segundos a minutos. Na hora do aperto, não alongue o músculo com força, como fazem os jogadores de futebol, pois há risco de provocar lesões mais graves.
As áreas do corpo mais comumente afetadas por câimbras e espasmos musculares sao: panturrilha ( músculo gastrocnêmio e sóleo ), parte de trás da coxa (músculo isquiotibiais e flexores da perna ), região anterior da coxa ( músculo quadriceps), e parte de trás do pescoço (músculo trapézio).
O espasmo muscular dá as caras de forma surpreendente. Considerado uma contração involuntária do músculo, ele aparece, principalmente, quando o estresse atingiu o seu limite ou quando houve uma sobrecarga muscular. Em geral, o espasmo também pode ser o resultado de noites mal dormidas e tensão acumulada.
Assim, sugiro você conversar com seus pais e agendar uma consulta com um neurologista. Ainda, seria interessante voce… Bebe de 5 meses completos, apresenta espasmos em torno de 5 vezes em 24 horas, As vezes são 3 espasmos, as vezes 15.
Os espasmos abdominais são contrações involuntárias que afetam os músculos digestivos abdominais. Esses músculos não estão sob comando voluntário do indivíduo e funcionam de maneira automática para permitir o peristaltismo, que autoriza a progressão do conteúdo digestivo.
Um espasmo muscular é uma contração involuntária de um músculo ou de um grupo muscular, em qualquer parte do corpo. Os espasmos musculares podem variar desde os pequenos músculos – como quando a pálpebra não para de se contrair – até os músculos maiores, como as câimbras na perna.