O científico comprova suas teorias com estudos concretos e reais, enquanto o escritor é um sonhador, ou melhor explicando, escreve através de suas experiências, logo não é aceito pelo científico. O cientista busca respostas fazendo experiências com a realidade.
Para ser científico tem que ser obtido por um método explicitado para que se possa ser repetido a qualquer momento em qualquer parte do mundo. René Descartes instituiu a dúvida: “só se pode dizer que existe algo quando puder ser provado, sendo o ato de duvidar inquestionável”.
A partir disto, o autor revela-nos a estória de um povo que vivia à margem de um caudaloso rio, imaginando, por séculos, o que haveria sobre as águas, criando livros e mitos, até mesmo uma "adoração" aos mistérios contidos em suas profundezas. Até que um dia, um perseverante e auspicioso homem, constrói uma rede.
Rubem Alves conclui, assim, com uma metáfora, afirmando que científico são as coisas que a ciência é capaz de explicar com as suas teorias, e o fato de a ciência não poder explicar algumas outras coisas não faz dessas coisas menos reais, apenas não são científicas.
1 - O que deve distinguir as ciências como conhecimento autêntico, segundo Rubem Alves? A) A precisão do método e qualidades técnicas.
O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado. ... O senso comum é movido, geralmente, pela opinião.
O senso comum reflete o modo de pensar da maioria das pessoas, com noções que são admitidas pelos indivíduos através de suas vivências....Veja também:
Características do senso crítico Em síntese, as principais características que resumem o senso crítico estão pautadas na capacidade de questionar, analisar os fatos e não aceitar informações sem buscar novas fontes.
Se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as prenoções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum. O olhar que evita essas posturas relacionadas ao senso comum é o olhar do estranhamento.
É buscar formas mais elaboradas de pensar, tentando ver os diversos lados da questão analisada. Muitas pessoas se deixam levar pelo senso comum e acabam tendo opiniões erradas sobre as coisas que acontecem no mundo.
Fugir do senso comum seriam todas as formas reflexivas, que podem ser tanto a filosofia, as ciências ou as artes, que questionam ou revisam alguns destes valores socialmente postos. ... Na história das sociedades ocidentais a fuga do senso comum está profundamente associada com o exercício da Filosofia.
No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”. ... São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
Para desenvolver o senso crítico, é importante ler e ter contato com realidades que estimulem nossa imaginação. Nesse sentido, produzir um pensamento crítico pode ser prazeroso ou até mesmo divertido!
Considerada como o oposto de senso comum, ela diz respeito a saber olhar ao redor com atenção. Sendo que entender a maneira como o mundo funciona, ter a habilidade de formular argumentos e participar ativamente da realidade social são capacidades que podem ser chamadas de críticas.
Uma boa redação precisa de uma boa argumentação. O aluno precisa de senso crítico para escrever sua opinião e saber defendê-la. Dessa maneira, é preciso que a leitura se faça presente sempre na vida do estudante. Ler muitas fontes, muitas opiniões diferentes.