Um dos participantes da brincadeira é escolhido para ser a “sela”. Ele deve ficar abaixado com as mãos apoiadas no joelho. Os demais participantes formam uma fila. O primeiro da fila deve saltar sobre o a sela apoiando as mãos sobre as costas daquele que está agachado.
As crianças ficam em fila e vão pulando sobre as costas do companheiro parado (que é a carniça), que deverá estar curvado, apoiando as mãos nos joelhos. Após pular o último, o jogador corre e pára na frente, esperando que as outras crianças pulem sobre ele.
Jeito de brincar Uma garrafa PET é colocada no meio da roda. Um dos participantes tem que chutar a garrafa para longe. Outra pessoa corre até a garrafa e a traz, de costas, para o lugar de onde ela foi lançada. Enquanto isso, os outros participantes se escondem.
Significado de Garrafão substantivo masculino Grande garrafa de vidro sem alça, geralmente empalhada ou coberta por um tecido de vime ou cortiça, para não se quebrar.
Os dois jogadores terão uma tampinha cada um, que deverá percorrer por todo o labirinto, sendo que aquele que chegar primeiro ao final do labirinto vence. De maneira alternada, cada jogador esconderá em uma das mãos uma tampinha, tendo o adversário que acertar em qual mão está a tampinha escondida.
REGRAS
Para jogá-lo cada jogador pega 3 peças da mesma cor, na sua vez, coloca uma peça no seu círculo do tabuleiro que ainda não foi ocupado, quando todas as 6 peças, 3 de cada jogador estiverem no seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta.
Quênia
Origem: África. Jogo: O Yoté é um jogo matemático de confronto entre dois jogadores. De origem africana o tabuleiro é muitas vezes improvisado diretamente no solo. Classificado entre os melhores jogos de tabuleiro do mundo, este jogo desenvolve o raciocínio e a observação.
A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8.
O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.
Foram encontrados tabuleiros no Egito, datados de 1400 a.C., Srilanka (10 a.C.) e num navio Viking, o Gokstad, de 900 a.C.
Como esporte, a modalidade começou a se desenvolver entre os anos de 1935 a 1940, a partir da contribuição de Geraldino Izidoro, autor do livro Ciência e Técnica do Jogo de Damas, trabalho de referência onde há mais informações sobre o desenvolvimento do jogo naquela época (SARCEDO, 1997, p. 9).
Os historiadores rastrearam a sua origem para 1400 a.C. e dizem que sua popularidade era tão grande que foi jogado em todo o mundo ocidental por milhares de anos. Por volta de 1100 d.C., um francês teve a ideia de jogar Damas em um tabuleiro de xadrez. Isso significava expandir o número de peças para 12 de cada lado.