Química. A osmose é a passagem de solvente, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada, através de uma membrana semipermeável, até que a pressão exercida pela solução sobre a membrana impeça a passagem de solvente. Esse processo tem por finalidade equilibrar a concentração da solução.
Osmose é movimento da água através de uma membrana semipermeável. Esse movimento ocorre do meio com menor concentração do soluto para a região de maior concentração.
No processo da osmose, a água, que é o solvente, tende a atravessar a membrana semipermeável com o objetivo de equilibrar a concentração da solução. ... Assim, a osmose ocorre sempre que existe diferença de concentração entre o meio externo e interno da célula.
1. [ Medicina ] Relativo à hipotonia ou à diminuição do estado normal de firmeza ou elasticidade de um órgão ou de um tecido (ex.: esfíncter anal hipotónico ). 2. [ Química ] Que tem osmolaridade baixa; que tem a concentração do soluto menor do que a concentração do solvente (ex.: meio hipotónico ).
Se a solução fora da célula tiver mais soluto do que a solução dentro da célula, a solução é hipertônica. Se a solução dentro da célula tiver mais soluto do que a solução fora da célula, a solução é hipotônica. Se a solução fora da célula contém o mesmo soluto que a solução dentro da célula, a solução é isotônica.
No meio hipotônico há muito soluto e pouco solvente. No hipertônico, pouco soluto e muito solvente. No meio isotônico, há a mesma concentração de soluto e solvente, estando o meio assim em equilíbrio. ... Assim, sempre estão tentando equilibrar soluto e solvente, tal qual ocorre nos transportes celulares.
Cloreto de Sódio (INJETÁVEL) (nome genérico) (substância ativa). Informações sobre contra-indicações, efeitos colaterais/adversos, formas de administração, posologia, indicações e interações medicamentosas.
Cloreto de Sódio Injetável, para o que é indicado e para o que serve? Cloreto de sódio 0,9% é indicado para restabelecer fluido celular e eletrólitos. É utilizada para repor água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica de grau moderado, em carência de sódio e como diluente para medicamentos.
A solução injetável de cloreto de sódio 20% tem papel importante na manutenção da tensão osmótica do sangue e tecidos. Este medicamento contribui também para a recuperação ou manutenção da volemia (volume de sangue circulante de um indivíduo).
A soroterapia é indicada para quem deseja desintoxicar o organismo, assim também como prevenir doenças e ajudar quem passa pelo processo de emagrecimento, já que pode haver carências de vitaminas, justamente pela redução e alteração na rotina de alimentação.
O soro tem validade de 24 horas após ser preparado. É importante observar se há perda de líquido por meio de diarreia e vômitos.
Mas também já chegou ao Brasil, aos Estados Unidos e à Europa. Quem faz propaganda da injeção de vitamina diretamente nas veias afirma que a prática aumenta a energia, fortalece o sistema imunológico, melhora a pele, cura ressaca, queima gordura, evita o jet lag e cura uma miríade de outros problemas.