Hierarquia da Autoridade A burocracia estabelece os cargos segundo os princípios da hierarquia: -Cada inferior deve estar sob a supervisão de um superior. -Não há cargo sem controle ou sem supervisão. -Os cargos estão definidos por meio de regras especificas e limitadas. -A hierarquia é a ordem e subordinação.
Burocracia é um procedimento administrativo que consiste na organização de um grande número de pessoas que precisam atuar em conjunto. É um modelo que se distingue pela clara hierarquia de autoridade, a rígida divisão do trabalho, bem como regras, regulamentos e procedimentos inflexíveis.
- há funcionários que trabalham em tempo integral e recebem salários; - há regras escritas que regulam as condutas de funcionários em todos os níveis da organização; - há uma separação entre as tarefas dos funcionários e suas vidas privadas; - os recursos da instituição não são de propriedade dos indivíduos.
→ Regras escritas que regulam as condutas de funcionários em todos os níveis de organização; → uma separação entre as tarefas dos funcionários e suas vidas privadas; → Utilização de recursos financeiros que não são de propriedade dos indivíduos.
Segundo Weber a teoria da burocracia tem algumas características especificas. 2.
139), os princípios básicos da burocracia são os seguintes: A existência de funções definidas e competências rigorosamente determinadas por leis ou regulamentos. ... Portadores de diplomas legalmente estabelecidos têm o mesmo direito de concorrer para o exercício de um determinado cargo.
O modelo burocrático enfatiza aspectos formais, controlando processos de decisão, estabelecendo uma hierarquia funcional rígida, baseada em princípios de profissionalização e formalismo. Os procedimentos formais são feitos por funcionários especializados, com competências fixas, sujeitos ao controle hierárquico.
Vantagens da Burocracia Rapidez nas decisões, pois, cada um conhece o que deve ser feito, por quem e as ordens e papéis tramitam através de canais preestabelecidos; Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita.
Além de abranger também a divisão de trabalhos e responsabilidades, ter hierarquia e compreender relações impessoais. As vantagens da burocracia são: possui caráter racional, é precisa na definição das funções, agiliza as decisões, possui constância e confiabilidade e uniformiza os procedimentos.
Vantagens e Desvantagens da Teoria da Burocracia
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Em seguida o autor aponta diversas críticas recentes feitas à burocracia, tais como: a burocracia não permite o crescimento pessoal e o desenvolvimento da personalidade; desenvolve o conformismo; não leva em conta a organização informal e os problemas não antecipados; seu sistema de controle e autoridade são ...
A burocracia é vista por muitos como algo muito ruim, é vista como um atraso em diversos processos que na visão de muitos poderiam ser executados rapidamente, sem contar os gastos que ela é capaz de causar.
O caráter formal diz respeito à estrutura das Constituições, ou seja, o documento escrito que contém as normas, e o caráter material diz respeito ao conteúdo constitucional.
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.
A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. ... A Burocracia almeja a previsibilidade do comportamento de todos os seus membros.
[Pejorativo] Qualquer tipo de sistema que se define pela falta de eficiência, pela lentidão na resolução de questões ou pela falta de preocupação com as necessidades de cada indivíduo: a burocracia é o atraso da minha vida!
Chegou-se à conclusão de que, apesar das diferenças nas trajetórias intelectuais de Tragtenberg e Prestes Motta, a burocracia é entendida por ambos como organização, poder e controle.
A teoria da burocracia estatal hierárquica é que a informação é coletada nos postos mais baixos da organização e, a cada posto sucessivamente superior, o chefe escolhe as informações mais importantes coletadas por seus subordinados, separa o joio do trigo, e passa a informação selecionada para seus superiores.
Este livro notável do filósofo alemão Max Weber é uma análise rigorosa da burocracia considerada como fenômeno de poder racional característico, embora não exclusivo, do capitalismo moderno e da democracia de massa.
Uma de suas maiores desvantagens é a burocracia. ... Não é de hoje que sabe-se que o Brasil é um dos países mais burocráticos. No entanto, essa burocracia tem um grande impacto na indústria, pois afeta quase todas as áreas da vida dos brasileiros e é uma dor de cabeça constante para todos e até mesmo para os estrangeiros.
Para a referida teoria, as organizações devem passar por controles administrativos que sejam capazes de registrar todos os processos internos. Com relação ao campo educacional, o pedagogo pode fazer o uso da Burocracia para definir procedimentos, elaborar normas internas e hierarquizar os cargos.
Ele a define como um modo de organizar as coisas para que as decisões sejam tomadas de forma técnica. Ou seja, a burocracia surge como uma forma de evitar os preconceitos e tornar a tomada de decisão mais objetiva. O problema começa quando acontece um exagero nas etapas que envolvem a tomada de decisão.
A Teoria da Burocracia, escrita pelo sociólogo alemão Max Weber possui como objetivo o estudo das organizações, a sua estrutura e o seu desenvolvimento histórico-social, e possui também como principal vantagem a utilização da racionalidade como instrumento para o alcance da eficiência nas organizações.