De maneira simples e direta, organizar corresponde a colocar em prática o que foi planejado. Ou seja, é aqui que os recursos (humanos, financeiros, materiais) são alocados e a estrutura administrativa é estabelecida além da divisão de trabalho.
Uma das funções da OSM é diagnosticar problemas eminentes no processo administrativo (em sistemas já ativos) e depois consertá-lo, fazendo com que a empresa volte a operar em perfeita harmonia.
O encarregado por aplicar a disciplina OSM, lida com hierarquia de departamentos, é responsável pela análise de rotinas, manuais e formulários, e pelas formas de estrutura da empresa. O objetivo maior é manter uma estrutura organizada, de forma que o profissional esteja atento a cada detalhe dentro das organizações.
O profissional de OSM é responsável por auxiliar na direção dos planos, pois é de suas determinações que se consegue que os empregados façam aquilo que se deseja. Este profissional atribui tarefas e emite instruções a serem seguidas e, algumas vezes, transmite metas e objetivos.
As habilidades humanas do profissional de OSM consistem na capacidade de se relacionar e trabalhar com pessoas dos mais diversos tipos e mais diversas espécies de comportamento, discernindo a respeito de suas atitudes e motivações para poder compreende-los e convier harmoniosamente.
A função do analista de organizações, sistemas e métodos (OSM) é estudar as estruturas e processos da organização com o objetivo de promover melhorias no fluxo de trabalho e informações. ... Algumas funções da organização não podem ser executadas sem o método.