crossorigin="anonymous">
Intermediário: Significa que a bactéria analisada apresenta resistência intermediária ao antibiótico utilizado no disco e a EFICÁCIA DA DROGA ESTÁ SUSPEITA DE ESTAR COMPROMETIDA, podendo não exercer efeito satisfatório no controle da(s) doença(s).
Um tubo límpido demonstra que não houve crescimento bacteriano e representa a concentração inibitória mínima (CIM), ou seja, a menor concentração de antimicrobiano capaz de inibir o crescimento bacteriano. A CIM é, geralmente, expressa em microgramas / mL.
Hemocultura é um exame que pesquisa bactérias no sangue através do uso de meios de cultura específicos. A cultura do sangue é um dos exames bacteriológicos mais importantes, porque o achado de um microrganismo é geralmente bastante significativo.
Introdução: Hemocultura é o exame realizado com o objetivo de isolar e identificar microorganismos patogênicos no sangue de um paciente que se supõe ter uma infecção. É um exame auxiliar relevante, pois seu resultado reflete diretamente na terapêutica.
Hemoculturas são usadas para detectar a presença de bactérias ou fungos no sangue, para identificar os micro-organismos presentes e orientar o tratamento. Em geral, são pedidas duas ou mais hemoculturas e colhidas como amostras consecutivas.
De forma prática, a coleta deve ser indicada preco- cemente ao início dos sintomas de infecção e antes do início da antibioticoterapia. Se o paciente estiver em vigência de antimicrobianos, as hemoculturas devem ser obtidas imediatamente antes da administração da próxima dose (vale).