A estabilização segmentar é uma técnica de tratamento que trouxe grandes avanços ao campo da Fisioterapia. O foco nos músculos estabilizadores profundos mostrou-se um caminho muito importante na recuperação e melhora das dores com origem na coluna vertebral: lombalgia. lombociatalgia.
Este tipo de instabilidade, geralmente, acompanha alterações degenerativas no disco e nas articulações zigoapofisárias. A instabilidade também pode ocorrer em pacientes com espondilolistese, após trauma ou pós-operatoriamente após uma descompensação de uma estenose da coluna lombar.
A estabilização segmentar é um importante recursos no treinamento da região cervical, já que permite o fortalecimento de músculos profundos, diminuindo assim a sobrecarga das estruturas superficiais.
A maior parte dos casos de dor na região cervical melhora com descanso, alongamentos e aplicação de compressas quentes em até 1 semana, porém, caso não exista qualquer melhora é muito importante consultar um ortopedista ou, pelo menos, um clínico geral.
O tratamento normalmente se baseia em fisioterapia através do RPG e na administração de analgésicos e anti-inflamatórios. Pilates e ioga apresentam boa resposta no tratamento de vários problemas de coluna, inclusive na hiperlordose.
Imobilizando a Coluna Cervical Na posição alinhada neutra deve ser mantida manualmente sem tração significativa, até que a imobilização mecânica do tronco e da cabeça seja completada (PHTLS, 2007). A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão.
Como usar o colar cervical. Conhecida também como coleira cervical, o colar é um item de saúde utilizado ao redor do pescoço, como um anel, indicado por um médico especialista para ser colocado em caso de traumas na região do pescoço, torcicolos, artrites, artroses ou outros problemas ligados à coluna.
Para realizarmos o controle das vias aéreas podemos realizar as seguintes técnicas: Manobra tríplice ou elevação da mandíbula; Manobra de tração do mento; Inserção de uma cânula orofaríngea.
Primeiros Socorros Qual o procedimento adequado para socorrer vítima com fratura na cabeça, coluna e pescoço? a) Imobilizar o osso quebrado com uma tala ou tipoia.
A Manobra de Chin-Lift, realizada para o controle de vias aéreas, consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra mão do examinador é posicionada na região ...