crossorigin="anonymous">
Os proletários eram os homens sem posses, que tinham seus filhos (sua prole, daí a origem da palavra proletário) como única coisa a oferecer ao Império para que servissem no exército imperial. ... No século XIX, o termo foi ressignificado.
Os proletários são os homens explorados pela classe burguesa, são a classe operária. Para Marx e Engels, era a classe a quem pertencia o futuro, pois nela estava contida a potência para alterar as relações sociais e econômicas de exploração.
Classe social que controla os meios de produção e lucra com o trabalho do proletariado. ... É Karl Marx, filósofo alemão, que define a burguesia como a classe social detentora dos meios de produção. Para ele, é por isso que ela se torna dominante da classe operária, o proletariado.
Vladimir Lenin Este corpo de teoria mais tarde se tornou a ideologia oficial de alguns estados comunistas. Em sua obra de 1917, O Estado e a Revolução, ele cita explicitamente a aplicação prática da "ditadura do proletariado" por meio de uma revolução violenta.
Há duas classes sociais principais nesse sistema: os capitalistas (ou burgueses) e os proletários (ou trabalhadores). Os capitalistas são os donos dos meios de produção, eles empregam os trabalhadores e a eles pagam salários.
O trabalhador é alienado de todo o processo produtivo e passa a ser dono, apenas, de sua força de trabalho. Sendo assim, o proletariado vende seu único bem, que é a força de trabalho, e essa passa a ser posse do capitalista. ... A mais-valia é a base do lucro e da dominação da classe trabalhadora pela burguesia.