Uma era do gelo — também chamada de período glacial ou era glacial — é um período de tempo em que espessas camadas de gelo chamadas geleiras, ou glaciares, cobrem vastas extensões de terra. Uma era do gelo pode durar milhões de anos e causar grandes mudanças na superfície do planeta.
A expressão era do gelo (também idade do gelo, período glacial ou era glacial) é utilizada para designar um período geológico de longa duração de diminuição da temperatura na superfície e atmosfera terrestres, resultando na expansão dos mantos de gelo continentais e polares bem como dos glaciares alpinos.
A Terra já passou por várias eras glaciais durante os 26 mil últimos anos, no período geológico denominado Quaternário. O período glacial mais recente começou 21 mil anos atrás e terminou 11,5 mil anos atrás, quando houve grande extinção de animais da crosta terrestre.
Considera-se que ela começou há 100 mil anos e terminou há 12 mil. Essa glaciação foi a última acontecida na Terra, e com ela se considera terminado o período Pleistoceno e as denominadas "glaciações antropológicas" por cientistas, devido ao fato de terem sido usadas para a travessia do homem para a América do Norte.
570 milhões de anos
Do frio ao aquecimento Ele propôs que os períodos de glaciações eram provocados por mudanças na quantidade de energia solar absorvida na Terra devido a pequenas irregularidades na órbita do nosso planeta em volta do Sol. Essas pequenas variações resultariam em quedas abruptas de temperatura.
Conheça o bisonte gigante da América, o majestoso alce, os ameaçadores crocodilos dos rios, os leões africanos, os elefantes, os cavalos selvagens e tantos outros animais que resistindo a tudo, se transformaram nos sobreviventes da era glaciar...
Estudo publicado pela 'Nature' traz novos argumentos para explicar o fim do período de glaciações. Um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature afirma que o maior responsável pelo fim da última Era do Gelo foi o dióxido de carbono (CO2), principal gás causador do efeito estufa.
Resposta. Mudanças na temperatura, mudanças em antigos hábitos alimentares e o fim do gênero de hominídeo mais antigo, o Australopithecus.
Resposta. A principal parte que a última glaciação (conhecida por Laurenciano) tem para a história da humanidade, é a possibilidade que gerou de travessia dos grupos humanóides entre diferentes regiões que, sem ligação terrestre, seria impossível.