Quieto, satisfeito, sem grandes ambições, em estato de letargia, desmotivado. Pessoa acomodada: aquela que está satisfeita com sua condição atual.
1. impaciente. 2. desabrigado, dinâmico, desalojado, inadequado, inadaptado, desadaptado.
Acomodação é o processo responsável pela mudança do poder refrativo do olho, garantindo que a imagem seja focalizada no plano retiniano. ... Este mecanismo central é ativado por um estímulo visual (a imagem desfocada na retina).
É, portanto, um comportamento que na maioria das situações se assemelham à subordinação. Distingue-se, portanto, da assimilação, na qual existe uma verdadeira aquisição de padrões de comportamento, tradições, sentimentos e atitudes de outra sociedade culturalmente diferente.
Processos sociais são as formas pelas quais os indivíduos se relacionam uns com os outros, ou seja, as formas de estabelecer as relações sociais. ... Acomodação é o processo no qual um indivíduo se contenta, sem satisfação, com a situação que é imposta por um outro indivíduo ou pela sociedade.
Já a acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado. ...
O relativismo cultural é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe à categorização de culturas como “superior” ou “inferior”. Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos.
O Relativismo Cultural busca entender os valores culturais de uma sociedade a partir dos padrões vigentes neste grupo social. Desde a Antiguidade, com o filósofo Protágoras de Abdera, havia uma escola filosófica que defendia essa visão.
Se concordamos com o relativismo cultural, não poderemos julgar ou intervir numa cultura que comete atos contra a dignidade humana. Por isso, é preciso ter atenção sobre o que é um costume e o que é uma agressão. Deixaríamos de poder afirmar que os costumes de outras sociedades são moralmente inferiores aos nossos.
O relativismo, enquanto posição filosófica, defende que o conhecimento é relativo ao sujeito que conhece ou a um ponto de vista. O corolário do relativismo cognitivo é a suposição ontológica de que a realidade não existe em si mesma, independentemente de um ponto de vista sobre ela.
O relativismo é o conceito de que os pontos de vista não têm uma verdade absoluta ou validade intrínsecas, mas eles têm apenas um valor relativo, subjetivo, e de acordo com diferenças na percepção e consideração.
O relativismo religioso coloca no mesmo plano todas as religiões – considerando-as todas como expressões de um “espiritualismo” geral. ... Uma conseqüência desse relativismo é que não se reconhece nenhum valor público à ética e à religião.
O "Relativismo Ético" é uma das posturas éticas mais generalizadas, tanto a nível acadêmico como no cotidiano de todos nós. Traduz-se basicamente na consideração de que o meu juízo moral não é superior ao dos outros e como tal não o devo impor. Todos os juízos morais são assim equivalentes.
O relativismo ético é uma das posturas éticas mais generalizadas, tanto ao nível acadêmico como no cotidiano de todos nós. Traduz-se basicamente na consideração de que o meu juízo moral não é superior ao dos outros e como tal não o devo impor.
Alguns exemplos de dilemas éticos incluem: Uma secretária descobre que seu chefe estava lavando dinheiro e ela deve decidir se deve ou não entregá-lo. Um médico se recusa a dar morfina a um paciente terminal, mas a enfermeira pode ver que o paciente está em agonia.
A corrente relativista ética enxerga a noção de direitos como diretamente subordinada ao sistema político, econômico, cultural, social ou moral vigente em dada sociedade. ... Como esclarece Karine Finn em seguida, o relativista ético inadmite princípios morais de validade universal.
Ética Universal - Existe desde o primeiro homem e vai até o último homem, pois todo o homem tem esta preocupação. É típica do ser humano. Por isso a ética Universal. Os resultados, as leis, as normas, os valores, tudo isso é histórico.
Ponto importante, a Declaração dos direitos humanos traz como um dos princípios basilares a liberdade do homem (de ir e vir, de pensamento, de expressão, de credo, de livre iniciativa). ... Mas o importante é que essa ética se aplica aos princípios originais do ordenador que concebeu os Direitos Humanos.
A ética profissional é um conjunto de valores e normas de comportamento e de relacionamento adotados no ambiente de trabalho, no exercício de qualquer atividade.
Ainda, são alguns exemplos de atitudes éticas dentro do ambiente de trabalho: Educação e respeito entre os empregados; ... Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho; Respeito às regras e normas da empresa.
A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.