Agência FAPESP – Há 300 anos nascia o naturalista sueco Carl von Linné (1707-1778). Conhecido como Lineu, foi responsável pelo sistema de nomenclatura e de classificação utilizado até hoje para organizar os seres vivos. ... O caráter aritmético e geométrico de sua taxonomia foi uma revolução", disse à Agência FAPESP.
Lineu
Hoje em dia, muitas das espécies classificadas ainda receberam o nome diretamente de Lineu, que por tudo isso, é considerado o pai da sistemática. Lineu também criou diversos níveis de classificação que são agrupados hierarquicamente da seguinte forma: Reinos, Filos, Classes, Ordens, Famílias, Gêneros e Espécies.
Ela foi desenvolvida por Carolus Linnaeus (Conhecido normalmente como Carl von Linné, ou em português como Carlos Lineu) no Século XVIII durante a grande expansão da história natural. A taxonomia de Lineu classifica as coisas vivas em uma hierarquia, começando com os Reinos.
Resposta. Lineu foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna". ... O autor sueco August Strindberg escreveu: "Lineu era na realidade um poeta que por acaso se tornou um naturalista".
Lineu concebeu a ideia de divisio et denominatio, “divisão e denominação”, como forma de organizar os organismos vivos, algo que transparece na sua obra Systema naturae, considerado o ponto de partida da moderna nomenclatura binomial. Para as plantas, utilizou as características sexuais recentemente descobertas nestas.
Atualmente, o sistema de classificação dos seres vivos é estudado na taxonomia que está dentro do ramo da Sistemática na Biologia.