1. Aquele que tem um ou mais filhos. 2. Homem que cria e educa criança ou adolescente que não foi gerado por ele mas com quem estabelece laços paternais e a quem pode estar ligado por vínculos jurídicos (ex.: os meninos foram sempre muito amigos do pai, que os adoptou quando se casou com a mãe deles).
Como ser adoptado oficialmente como filho espiritual do Padre Pio
Em muitas religiões, dá-se o título e as atribuições de Pai ao Deus supremo. No judaísmo, Deus é chamado Pai porque é o criador, o governador e o protetor. O cristianismo herdou esta concepção, dando ênfase à relação Pai-Filho revelada em Jesus Cristo.
Como filho de Deus, fazemos parte de Sua família (a igreja), temos como promessa um lar no céu e somos dados o direito de nos aproximar de Deus em oração como nosso Pai (Efésios 2:19; 1 Pedro 1:3-6; Romanos 8:15). Responda ao chamado de Deus de se arrepender dos seus pecados e acreditar em Cristo.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais näo nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. ... 18 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.