Há - é acentuado pois é um monossílabo tônico. Médico - é acentuado por ser proparoxítona, e toda proparoxítona é acentuada. Paciência - é acentuado por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente.
Aprendendo as regras de acentuação
O acento agudo sempre será usado na vogal da sílaba tônica. Quando aparece sobre o “e” e “o” também indica um timbre aberto. Acento Circunflexo (^) – Só é usado nas vogais “a”, “e” e “o”, e além de indicar a vogal tônica, indica também o timbre fechado na pronúncia.
Acentos gráficos e diacríticos
O acento circunflexo é representado graficamente pelo "chapeuzinho" [^]. Esse acento é empregado sobre as vogais a / e / o, mostrado que trata-se de uma sílaba tônica e que a vogal deve ser falada de forma fechada, como em: essência e nômade.
O acento circunflexo é geralmente usado nas vogais fechadas /â/, /ê/ e /ô/ e nas vogais nasais que aparecem nos dígrafos “âm”, “ân”, “êm”, “ên', “ôm” e “ôn”....Nas palavras paroxítonas que possuem o ditongo “ee” e “oo”, o circunflexo foi abolido:
A solução é muito simples: basta segurar o shift apenas ao digitar a tecla do acento. Depois, sem manter qualquer tecla pressionada, digite a letra que deve ganhar a acentuação.
A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.
Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
As duas formas – pude e pode – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas são formas verbais, pude referente ao verbo poder; e pode referente aos verbos poder e podar. ... Pude é uma forma verbal do verbo poder, nomeadamente na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo.
Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair. Poder significa ter capacidade, direito, autoridade, sendo sinônimo de conseguir, controlar, aguentar, suportar e tolerar, entre outros.
♥ Pôde: Pôde, com acento circunflexo, indica que o verbo “poder” está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, indicando que uma ação já foi terminada, realizada. Observe os exemplos: Infelizmente ele não pôde vir à festa da escola. Ele não pôde atender o celular porque estava dirigindo.
Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Agora observe: Quando eu puder te ajudar, assim farei!
Pôde – “Pôde”, com acento circunflexo no “o”, indica que a ação foi tomada e concluída no passado. Trata-se da forma da 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo “poder”. ... Pode – A forma “pode”, sem acento circunflexo no “o”, indica que a ação ocorre no momento em que se fala.
2) Como você pode fazer para dobrar o tamanho da figura a seguir: * 1 ponto a) Dividir as medidas dos lados por 4; b) Dividir as medidas dos lados por 2; c) Multiplicar as medidas dos lados por 3; d) Multiplicar as medidas dos lados por 2.
Resposta. a) Dividindo 1000 por 6, encontramos: 1000 = 166.
Dicas para tornar o mundo mais sustentável
Quando falamos em sustentabilidade, logo nos vem à cabeça palavras como: meio ambiente, ecologia reciclagem, alterações climáticas e "salvar o planeta".
Resposta: Consciência ecológica: Aparece no momento da aquisição de um bem, indicando a preferência por produtos, serviços e empresas ecologicamente corretos. ... Essa fase lembra os cuidados com o meio ambiente no fim do ciclo de vida dos produtos, referindo-se ao comportamento ambiental.
ONU estabelece três pilares para o desenvolvimento sustentável dos países: econômico, social e ambiental. A construção do conceito de desenvolvimento sustentável continuou durante a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, realizada em Joanesburgo, África do Sul, em 2010.
O conceito de sustentabilidade, assim como do desenvolvimento sustentável, é amparado por três pilares: econômico, social e ambiental. Seu objetivo é manter a harmonia entre os componentes para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações.
Os três pilares da seguridade social
POL-0016-G - Política Anticorrupção. Conceitos e Princípios da Política de Sustentabilidade: ... A concretização desses princípios se dará a partir de três dimensões: o Operador Sustentável, o Catalisador do Desenvolvimento Local e o Agente Global de Sustentabilidade.
No Relatório Brundtland, são destacados três componentes fundamentais para o desenvolvimento sustentável: proteção ambiental, crescimento econômico e equidade social (COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 1988). Esses três componentes representam as dimensões da sustentabilidade para muitos autores.