Um imã permanente é material que pode proporcionar fluxo magnético quando magnetizado com um campo magnético aplicado e sua capacidade de magnetismo é caracterizada por dois parâmetros chave: remanência e coercitividade.
S – escorregamento. É a DIFERENÇA entre a velocidade do rotor (n) e a velocidade do campo girante no estator (ns) ou velocidade síncrona. Quando a carga do motor é zero (motor a vazio), o rotor gira praticamente com a rotação síncrona. O escorregamento DIMINUI com o aumento da potência nominal do motor.
Diferentemente do motor de indução que é assíncrono, o motor de ímãs permanentes é síncrono, ou seja, a velocidade do rotor é igual a velocidade do campo magnético. Isso permite um aumento da performance da máquina, aumentando o rendimento e a relação conjugado/volume.
Ímãs temporários: São aqueles que agem como um ímã permanente quando estão dentro de um forte campo magnético, mas perdem o seu magnetismo quando o campo magnético desaparece. ... Os ímãs permanentes, de fato, são os materiais em que os elétrons giram principalmente na mesma direção.
Com imãs. As peças de metal são colocadas em um tubo com areia de sílica, que é vedado e colocado em uma fornalha elétrica e, depois de aquecido, é colocado em uma máquina responsável por criar um campo magnético. Isso é feito quando o metal recebe uma carga elétrica de alta voltagem.
Os ímãs naturais são feitos de minerais com substâncias magnéticas, como por exemplo, a magnetita. Já os artificiais, são constituídos de materiais sem propriedades magnéticas, mas que podem adquirir características de um ímã natural.