crossorigin="anonymous">
A anáfora e catáfora são mecanismos linguísticos que servem para antecipar um termo que será citado ou referenciar uma palavra que já foi anteriormente colocada no texto. Os termos anafóricos e catafóricos são fundamentais para garantir a coesão do texto.
Para se referir a algo que será citado, deve-se usar “este”, “esta”, “isto”. Exemplo: "A decisão do Copom é esta: a taxa de juros foi reduzida". O pronome "esta" se refere à decisão que ainda será anunciada.
A forma correta é bastante simples, basta substituir "o mesmo" pelo pronome pessoal adequado: "ele" (... pois ele acabou de entregar a carta...).
O pronome essa indica que a casa está perto da pessoa com quem falo, ou distante da pessoa que fala. O pronome este/esta também se refere ao tempo presente ou futuro muito próximo. Exemplo: "Esta noite vou ao cinema". Já o pronome esse/essa refere ao passado ou futuro próximo.
No caso, em + esse = nesse; e em + este = neste. Ambos os pronomes ajudam a situar algo ou alguém em situações de espaço, tempo e no discurso em relação às pessoas envolvidas no próprio discurso. Assim, podem ser atribuídos a quem fala (este) ou a quem se fala (esse).