Serve para anemia no sangue e esmorecimento no corpo. Serve ainda para inchaço e para emagrecer. Modo-de-fazer: Pega-se a folha seca, cozinha durante 30 minutos, deixa esfriar, depois, sem tirar as folhas de dentro do recipiente, tomar banho.
Ingredientes: 1 a 2 folhas secas (20g), sem os pecíolos e½ litro de água. Modo de preparar: levam-se os ingredientes ao fogo, deixa-se cozinhar por cerca de 5 minutos e côa-se. Modo de usar:- depois de frio, conserva-se o chá na geladeira e toma-se uma xícara (de chá) 3 vezes ao dia.
UTILIZAÇÃO:MEDICINAL. INDICADA PARA TRATAMENTO DE SÍFILIS, BLENORRAGIA, REUMATISMO, DARTROS, MOLÉSTIAS DA PELE, CEFALALGIA, PROBLEMAS NO ÚTERO, BEXIGA E URETRA. POSSUI PROPRIEDADES DIURÉTICAS E DEPURATIVO DO SANGUE. AS PARTES UTILIZADAS DA PLANTA SÃO AS FOLHAS E RAÍZES.
Nesse sentido, algumas indicações mencionadas podem ser consideradas muito importantes para pesquisas fitoquímicas e farmacológicas, pois segundo os dados obtidos, o chá das cascas de capixingui (Croton floribundus) é potencial no tratamento de câncer como leucemia, tumores e sífilis; o chá da folhas e flores de Sálvia ...
Em suma, a fruta da embaúba é um rico alimento especialmente benéfico para a saúde intestinal e do coração, visto que possui ação hipotensora (combate a hipertensão). Ainda, as folhas da árvore podem ser utilizadas e são consideradas um remédio natural, excelente no tratamento de condições respiratórias.
Tudo o que você precisa é colocar algumas folhas da planta em uma xícara e acrescentar água fervente até o topo - tampando, posteriormente, para que as propriedades não evaporem.
Embaúba tem que ser cortada logo que nasce, porque depois não pode mais. Se o IEF (Instituto Estadual de Florestas) descobrir, aplica uma multa de três mil reais.