crossorigin="anonymous">
No estado gasoso distinguem-se o estado de vapor e o estado de gás. Uma substância está no estado de vapor se se liquefaz por aumento de pressão, sem variação de temperatura. Quando, nas condições indicadas, não se liquefaz, é um gás.
O ar e o hélio usado para encher bexigas são exemplos do estado gasoso da matéria. ... A matéria pode, às vezes, passar de um estado para outro. Por exemplo, o calor funde o gelo (ou seja, derrete a água solidificada), tornando-o líquido, ou faz evaporar a água líquida, tornando-a gasosa.
A água no estado gasoso é encontrada na forma de vapor de água que existe no ar que forma-se através da evaporação da água dos mares, rios e lagos. Na transpiração e respiração dos animais e vegetais também existe vapor de água.
No estado gasoso os corpos também não possuem formas próprias, mas se espalham pelo espaço. Nesse estado, os pedacinhos estão ligados de forma bem fraca, deixando o corpo (gás) sem forma nem volume definidos.
No estado gasoso, a água também não tem forma própria. ... A água se encontra no estado gasoso quando passa pelo processo de evaporação. A água evaporada na atmosfera, por exemplo, se condensa e se transforma em pequenas gotas, formando as nuvens.
Temperatura, pressão e volume!
Estados físicos da matéria
1 – o gás é formado por moléculas que se encontram em movimento desordenado e permanente. Cada molécula pode ter velocidade diferente das demais. 2 – cada molécula do gás interage com as outras somente por meio de colisões (forças normais de contato). A única energia das moléculas é a energia cinética.
Os postulados da teoria cinética dos gases estabelecem que as moléculas do gás ideal ou perfeito: 1º) movem-se desordenadamente (caos molecular) e apresentam velocidades variáveis, cuja média está relacionada com a temperatura do gás. 2º) não exercem ação mútua, isto é, não interagem, exceto durante as colisões.
O ar que respiramos é a mistura gasosa mais importante que existe (composta principalmente do gás nitrogênio (N2) e do gás oxigênio (O2)). O gás carbônico (CO2) é um gás que faz parte da reação de fotossíntese realizada pelas plantas. O gás metano (CH4) é um importante combustível (gás natural).
vaporização
A vaporização é a passagem do estado líquido para o gasoso. Isso pode ocorrer de duas maneiras: Ebulição: aquecimento rápido.
Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida.
O ponto de ebulição de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso. No caso da água o ponto de ebulição é de 100ºC.
A mudança de estado físico ou de agregação da matéria que ocorre com a passagem do líquido para o gasoso é denominada vaporização. Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação.
Os estados de agregação da matéria são: sólido, líquido e gasoso. Eles são definidos de acordo com a energia e a força de coesão entre as moléculas. A matéria pode ser encontrada em três estados de agregação, também conhecidos como estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso.
Estados físicos da matéria
estado sólido
Sólido: Possui volume e forma constante. Possuem menor energia cinética, e maior energia potencial(armazenada), são mais estáveis. Líquido:Possui volume constante e forma variável. Gasoso:Possui volume e forma variável.
No estado sólido as moléculas que compõem a matéria permanecem fortemente unidas e possuem forma própria e volume constante, por exemplo, o tronco de uma árvore ou o gelo (água em estado sólido).
Estado físico da fumaça é o estado físico gasoso, embora possue um pouco de partículas sólidas!
De acordo com a sua estrutura molecular, o vidro não é classificado nem como líquido nem como sólido, mas sim como um sólido não cristalino ou, simplesmente, um sólido amorfo. Sólidos cristalinos são aqueles que apresentam um padrão de simetria em sua composição molecular.
A combustão de uma vela é um evento químico, uma vez que ocorre mediante uma transformação química, de forma que o pavio da vela passa a receber energia externa, tornando a vela em mudança de estado físico (sólido para o líquido).
O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matéria resiste à deformação). O estado líquido é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar o volume.
No estado líquido, o corpo mantém a quantidade de matéria e aproximadamente o volume; a forma e posição relativa da partículas não se mantém. ... No estado gasoso, o corpo mantém apenas a quantidade de matéria, podendo variar amplamente a forma e o volume.