A Lei determinou que empresas consideradas de grande porte, com ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões, devem contratar auditoria externa para auditar as demonstrações contábeis (também conhecidas como demonstrações financeiras).
A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos ...
Em todos os casos, o propósito de uma auditoria é certificar a segurança contábil do exercício de uma determinada empresa, em que os auditores atestam a confiabilidade dos registros, a veracidade dos números, a eficiência dos processos e a moralidade na condução das práticas contábeis.
O objetivo principal de uma auditoria de demonstrações contábeis é examinar, através da aplicação de procedimentos, as demonstrações contábeis da entidade auditada para verificar se elas estão de acordo com os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos (PCGA).
Auditoria é um processo que envolve a inspeção e análise de atividades desenvolvidas pela empresa. Sua intenção é avaliar se tais tarefas estão de acordo com o que foi previamente estabelecido.
São considerados usuários externos aqueles que possuem como objetivo principal o retorno dos recursos que investem, seja esse retorno através da entrega de dinheiro, de mercadorias ou outra forma que venha a propiciar o funcionamento da organização.
Auditoria pode se definir como o levantamento, estudo e avaliação das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade, ela compreende a verificação de documentos, livros, contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma companhia, ela visa à apresentação de ...