Você tem dificuldade de cultivar bons hábitos de estudos? Não se preocupe: isso acontece com praticamente todo mundo! É normal não ter o tempo e a energia necessários para revisar bem o material, ainda mais quando se está sozinho. Por sorte, basta ler e seguir as dicas práticas deste artigo. Os resultados vão falar por si só!
A importância da resolução de exercícios e de atividades simuladas é comprovada cientificamente. O melhor caminho para aprender é, portanto, anotar as ideias principais, fazer releitura espaçadas e fazer simulados.
Estudar e aprender são atividades que exigem ação. Isso ocorre quando você faz grifos, anotações e escreve sobre determinado conteúdo que está aprendendo. Dessa forma, envolver-se com o assunto é o que gera aprendizado.
Bom, mas antes disso, vamos voltar ao básico. Vou te explicar um pouco melhor sobre esse processo de investigar sobre o seu processo individual de estudo.
Embora computadores e tecnologia consigam facilitem bastante alguns processos, existe um consenso na ciência de que materiais impressos auxiliam na eficácia dos estudos.
A partir disso, é possível ter consciência sobre quais pontos é necessário mudar. O que podemos fazer a partir de coisas que não fazemos tão bem? Como lidar melhor com situações ruins?
A técnica Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo. A proposta é que as pessoas trabalhem com o tempo que elas têm – e não contra o tempo.
O fichamento pode ser, inclusive, um ótimo instrumento na etapa de construção do referencial teórico do TCC, da dissertação ou da tese.
Existe um consenso na ciência de que as pessoas aprendem mais quando estudam de forma ativa. Isso significa que uma pessoa aprende muito mais quando ensina algo para alguém, ao invés de aprender um conteúdo de forma passiva.
Os métodos de estudo são ferramentas que ajudam a otimizar a rotina de estudos e a fixar conteúdos em menos tempo. Quer dizer, são estratégias que melhoram a qualidade do processo de aprendizagem.
Atualmente, já existem plataformas online especializadas em oferecer simulado Enem com questões inéditas, mas que se baseiam nas competências e diretrizes estipulados pelo Inep.
Outra dica de como estudar é evitar a chatinha da procrastinação. Por isso, é muito importante que você estabeleça horários fixos e metas nos seus estudos. O ideal é separar sempre os mesmos horários para você estudar e definir o tempo para se dedicar em cada matéria. Seguindo os mesmo horários todos os dias, logo você conseguirá construir uma rotina de estudos eficiente.
Você só vai saber como estudar direito, se estiver descansando corretamente para manter seu equilíbrio. O ideal é que você faça pausas constantes para que seu cérebro possa fixar melhor a informação adquirida, formando, assim, as conexões neurais e ajudando a memorizar o que você está estudando. Para isso, tenha o hábito de fazer uma pausa de 10 minutos a cada 40 estudados.
Algumas pessoas precisam de silêncio, outras precisam de estímulos. Algumas pessoas preferem trabalhar em um ambiente limpo e organizado, outras se sentem melhor em ambientes com muitas informações.
E outra organização mais ampla que consiga te fornecer um panorama de prazos de cada etapa do trabalho, por exemplo. Sempre tendo em vista o prazo final do seu objetivo final, que é o prazo mais importante de todos.
Isso porque, ao utilizá-lo, é possível organizar as ideias e ter controle sobre todo o conteúdo que você já acessou sobre o tema. Como o próprio nome já diz, ele significa “organizar em fichas”.
Talvez esse papo seja um pouco abstrato para você. Mas deixa eu te falar: segundo a pesquisa Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, habilidades referentes ao autoconhecimento farão os olhos das grandes empresas brilharem.
Boa leitura.
4 dicas para aprender ao invés de decorar
Apesar de muitos acharem que se trata da mesma coisa, existem diferenças nítidas entre os termos “decorar” e “memorizar”. Ao memorizar determinado conteúdo, o estudante está armazenando as informações através de seu aprendizado, ou seja, ele sabe e entende exatamente o que está sendo gravado em sua memória.
O site Business Insider reuniu dicas certeiras do livro para você aprender melhor e ficar mais inteligente:
Aprender exige atenção, vontade, disciplina e uma estratégia de estudo. Já o conceito de decorar está relacionado a reter um conteúdo na memória por um tempo, mas não de forma definitiva. Ao aprender, nós usamos nossas principais funções cognitivas, elaboramos o pensamento, desenvolvemos o raciocínio e o senso crítico.
Significado de Memorizar verbo transitivo Fixar metodicamente, pela repetição sistemática, alguma coisa na memória; decorar.
Quando o assunto é decorar, que atire a primeira pedra quem nunca passou horas repetindo tabuadas ou conjugações verbais em inglês. Fato é que a repetição promove a memorização — elemento fundamental à aprendizagem. Por isso, não é possível afirmar que memorizar as coisas é um desperdício de tempo.