RESPOSTA : O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial. O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial.
A administração colonial do Brasil ocorreu durante um período que se estendeu do ano de 1530, com a missão de Martim Afonso de Souza, a 1815, quando o Estado do Brasil se tornou o Reino de Portugal, Brasil e Algarves.
Com o sistema de Capitanias Hereditárias, criado por D. João III a partir de 1534, teve início a colonização regular da colônia. A capitania não podia ser vendida e o Estado português, em casos especiais, tinha o direito de retomá-la, mediante indenização ou confisco. ...
Resposta. A primeira forma de Administração realizada por Portugal no Brasil foi elaborada por Dom João III em 1534, o que denominamos de Capitanias Hereditárias. Foi assim que teve inicio a colonização regular da colônia (Brasil).
João III, o império português foi uma talassocracia, abrangendo os oceanos Atlântico e Índico, defendida por uma cadeia de fortificações costeiras protegendo uma rede de feitorias, reforçada por um sistema de licenças de navegação, os cartazes, com o apoio de numerosas relações diplomáticas e alianças, incluindo com o ...
No ano de 1415, com a conquista de Ceuta (Marrocos), se iniciou a formação do Império Português e somente em 1999, com a incorporação de Macau pela China, é que esse vasto império terminou.
A pedido do rei, Martim Afonso deixou o Brasil, em 1534, para cuidar de negócios na Índia.
Os Bandeirantes e as Minas Gerais Era o início da grande mineração aurífera no Brasil. Em 1702, temos a criação da Intendência das Minas. Este órgão era encarregado de controlar a exploração do ouro, cobrar impostos sobre a Mineração, e julgar os crimes praticados na região em nome da Coroa de Portugal.
Institui, em 19 de abril de 1702, o Regimento do Superintendente Guarda Mores e Oficiais para as Minas de Ouro, estabelecendo a autoridade real na administração da atividade mineradora. ... Esta variava de tamanho de acordo com o número de escravos que o minerador possuísse.
A Intendência das Minas foi um órgão criado pelo poder metropolitano (Portugal) no Brasil, com o objetivo (função) de fazer a administração nas regiões mineradoras de ouro. Esse órgão foi criado no ano de 1702, tendo uma representação em cada uma das capitanias com presença de atividades de mineração de ouro.
Portugal não tinha dinheiro para investir nas terras do Brasil. Assim, foram motivados a utilizarem a forma administrativa das capitanias hereditárias. ... Com o fim desse sistema, Portugal estabeleceu o Governo Geral no ano de 1548 cujo objetivo era centralizar a administração, tendo mais controle da Coroa.
Com as capitanias hereditárias foi criado um sistema político-administrativo descentralizado, ou seja, não havia um governo central. Todos os donatários reportavam-se diretamente ao rei. Os donatários eram os responsáveis pelos custos do processo de implantação e do funcionamento das capitanias.
Povoando, protegendo e desenvolvendo a colônia, seria mais difícil de perdê-la para outros países. Assim, chegou ao Brasil a expedição chefiada por Martim Afonso de Sousa com as funções de estabelecer núcleos de povoamento no litoral, explorar metais preciosos e proteger o território de invasores.
A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. ... A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.
No período colonial, foram desenvolvidas atividades de subsistência e de exportação. Portugal tinha um interesse maior nos negócios que eram estabelecidos com o mercado externo. O pau-brasil foi a primeira atividade econômica exercida no país, mas com o uso excessivo, a árvore se tornou rara.
Como os portugueses já conheciam a prática do plantio da cana-de-açúcar, esse produto foi escolhido para ser o principal produzido no Brasil, além do que esse produto era muito aceito na Europa. Como o produto era muito procurado pelos europeus, os holandeses decidiram também investir no país, instalando engenhos.
As principais mercadorias eram pimenta, açafrão, canela, cominho, gengibre, trigo, cana-de-açúcar e seus subprodutos como o açúcar, o caldo da cana e a cachaça, minerais e jóias preciosas. Os portugueses viajavam longas distâncias para encontrar matéria-prima para tinturas e temperos para a culinária portuguesa.
Resposta. Resposta: Os principais produtos que eram comercializados na Europa eram cravo, canela, pimenta, gengibre, sedas, tecidos finos, marfim, perfumes, incenso...
Resposta:arroz , cana-de-açúcar, frutos como manga , coco , caju e a noz-de-areca. Alem da mineração e a pesca .