A pneumonia é uma infecção grave nos pulmões que pode causar sérias complicações, inclusive, levar o paciente a óbito se não for tratado adequadamente. No idoso, a doença apresenta inúmeras complicações devido à maior vulnerabilidade do organismo.
Em geral, o tratamento exige o uso de antibióticos para combater o quadro infeccioso. Quando a doença ocorre em idosos, não é raro que a internação seja recomendada. Desse modo, a equipe médica consegue acompanhar de perto a reação aos medicamentos e a evolução do paciente, evitando agravamentos.
Complicações da pneumonia A complicação mais comum da pneumonia é o derrame pleural. Os pulmões são revestidos por duas membranas, as pleuras. O derrame pleural é o acúmulo de líquido entre essas membranas. Algumas vezes esse líquido pode se transformar em pus, que deverá ser drenado para o controle da infecção.
Denomina-se pneumonia quando há infeção dos alvéolos pulmonares e frequentemente infiltração do parênquima visível na radiografia ou TAC do tórax. Os alvéolos e os bronquíolos terminais ficam inflamados (“inchados”) e preenchidos com fluido, impedindo o correto funcionamento dos pulmões.
A gripe mal curada ocorre quando não é realizado o tratamento corretamente e de acordo com a orientação do médico, ocasionando a volta dos sintomas e aumentando a chance de complicações.
Os sinais e sintomas da pneumonia incluem tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo.
Para se curar – ou melhor, tratar – a gripe, o paciente deve repousar e beber bastante água. Com supervisão do médico, ele pode recorrer a um antiviral ou outros remédios (antitérmicos, analgésicos…) que controlam os sintomas da doença, como febre e dores. Em sete dias, a infecção costuma perder a força.
O próprio vírus da gripe pode causar inflamação nos pulmões (pneumonite viral) e pode ainda propiciar o desenvolvimento de outras pneumonias, causadas por bactérias. Em geral, esta é a principal causa de internação e de óbito por gripe.