Esta norma trata da simbologia dos veículos e equipamentos, assim como das embalagens e volumes, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados no transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos perigosos.
O motorista deve estar regularizado e portando: Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Célula de Identidade (RG); Certificado de Conclusão do Curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP) (esse documento é necessário apenas se o campo de observação da Carteira Nacional de Habilitação do motorista não conter a ...
O transporte de produtos químicos precisa ser feito com muita segurança e de acordo com as normas dos órgãos regulamentadores. Um dos itens a serem seguidos, é ter motoristas treinados e capacitados pelo Curso MOPP.
§ 1º O expedidor é o responsável pela adequação do acondicionamento e da estiva, segundo especificações do fabricante e obedecidas as condições gerais e particulares aplicáveis a embalagens e equipamentos, conforme Instruções Complementares a este Regulamento.
A ABNT publicou a norma ABNT NBR 9735:2016 - Conjunto de equipamentos para emergências no transporte terrestre de produtos perigosos, que revisa a norma ABNT NBR 9735:2012 Versão Corrigida 2:2014, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (ABNT/CB-016).
O Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) é um documento obrigatório para qualquer transporte remunerado de mercadorias no Brasil. ... Seu principal objetivo é identificar e regulamentar os profissionais brasileiros de transporte de carga que trabalham com fretes.
O RNTRC é o Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de carga. Este registro é emitido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). ... Dessa forma, o transportador de carga própria não é obrigado a se registrar na ANTT e é proibido de realizar transporte remunerado de cargas.