A derivação parassintética ocorre quando um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma dependente, ou seja, os dois afixos não podem se separar, devendo ser usados ao mesmo tempo, pois sem um deles a palavra não se reveste de nenhum significado.
O processo de derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintético, regressivo e impróprio. Faz-se pela anexação de prefixo à palavra primitiva. Exemplos: desfazer, refazer. Faz-se pela anexação de sufixo à palavra primitiva.
As palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos: Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)
qual a palavra que foi composta pelo mesmo processo de formação, de acordo com a definição e o exemplo dados? bicho.
Guarda-sol é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal guarda e do substantivo sol: guarda + sol. Salienta-se que, como a palavra guarda não é um prefixo, as regras da prefixação de duplicação das consoantes s e r não se aplicam neste caso, sendo errada a escrita da palavra guardassol.
Letra E: A palavra girassol é composta por justaposição (processo de combinação de dois ou mais radicais, os quais não sofrem alteração na sua forma fonológica), e a palavra aguardente é composta por aglutinação (combinação de dois ou mais radicais, que sofrem alteração na sua forma fonológica: água+ardente).
Composição é o processo linguístico que permite a formação de novas palavras a partir de duas ou mais palavras simples ou radicais. As novas palavras formadas são palavras compostas, possuindo um significado próprio. composição por aglutinação. ...
Resposta: A presença ou ausência de aglutinogênios no sangue das pessoas é determinada pelos genes IA, IB ou i. Os genes IA e IB são dominantes sobre o gene i. O gene IA, por exemplo, determina a produção de uma enzima que sintetiza o aglutinogênio A.
Antígenos são todas as substâncias que nosso organismo entende ser um “invasor”, podendo ser uma proteína ou um polissacarídeo e os anticorpos são proteínas encontradas no plasma sanguíneo e têm a função de neutralizar ou destruir a substância invasora.