Como ser um bom líder de jovens
Versículos de sabedoria para jovens
A publicação aponta algumas dificuldades enfrentadas pelos jovens para permanecer no campo, como a falta de autonomia nos trabalhos da propriedade, a ausência de renda pelos serviços prestados à família, a invisibilidade e a não valorização do trabalho.
O jovem no meio rural é um aprendiz de agricultor no interior dos processos de socialização e de divisão social do trabalho na unidade familiar. Esse fator pode justificar a invisibilidade ou falta de pesquisas sobre esses atores sociais.
No entanto, a introdução de tecnologia no agronegócio tem atraído os jovens de novo para o campo, invertendo uma tendência migratória de cinco décadas. ... Os motivos para migração foram isolamento, falta de renda e assistência médica no campo, além da dificuldade de acesso a educação, como o ensino superior.
FATORES DE INFLUÊNCIA
Há insatisfação com o rendimento obtido na agricultura, o trabalho agrícola é duro e faltam opções de lazer, cultura, além de não se ter acesso à internet e tecnologia. ... “Em Amélia o que restava era trabalhar no campo, Construção Civil ou setor de serviços. Então o jovem que não se identifica tem que ir para a cidade.
Reuben (1990) argumenta que a invisibilidade é um dos principais fatores que inibem o desenvolvimento das potencialidades dos jovens, o que os impede de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável. ... Desta maneira, a formação é vista no meio rural como uma alternativa para saírem do campo.
A falta de perspectivas na agricultura ocasionou o êxodo rural forçando os agricultores a migrar para a cidade em busca de melhores condições de vida ou para outros tipos de ocupação não agrícola.
Êxodo rural é o deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos. No Brasil, esse fenômeno populacional foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho.
Esse processo de migração ocorre devido a busca de qualidade de vida melhor nas áreas urbanas, por maior oferta de empregos, acesso aos serviços de saúde, serviços de educação, acesso a saneamento básico, entre outros fatores que influenciam no abandono da população das áreas rurais e se destinam a chegar nas áreas ...