Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. ... Além da representação física, a cartografia é utilizada para ilustrar a realidade social, econômica, histórica e cultural.
Mapas físicos: São mapas que representam os fatores naturais, como vegetação, clima, relevo, hidrografia, etc. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Mapas Político: São mapas que representam as fronteiras entre países ou divisões intenas entre estados (ex.
Cartografia é a ciência que estuda os mapas e tudo aquilo que envolve sua produção e entendimento. A cartografia não lida somente com as técnicas de elaboração de mapas, mas também com a cognição espacial humana e tudo o que pode ser derivado das representações da superfície física e do mundo em que vivemos.
A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço.
Para se tornar um engenheiro agrimensor (como é chamado o profissional), é preciso fazer a faculdade de Engenharia de Agrimensura. O curso superior tem duração de cinco anos, ao concluir, o aluno é capacitado como bacharel. Também há o curso técnico para quem quer se tornar um agrimensor.
Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre. Os mapas e cartogramas não objetivam representar todas as informações presentes na superfície, mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar.
O que difere o mapa das demais representações (croqui ou fotografia) é que o mapa apresenta escala, instrumento que faz a relação entre a medida no mapa e a medida real no terreno. ... Um croqui é um desenho feito à mão livre e a fotografia não apresenta legenda, por exemplo, ao contrário do mapa que a apresenta.
Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. ... Escala numérica: exposta no mapa em forma fracionária, sendo que o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida da superfície real.
Os turnos de trabalho podem ser de dois tipos: fixo ou por revezamento. A diferença entre as duas modalidades é baseada no tipo de escala cumprida pelo funcionário.
A escala de trabalho determina os dias em que o colaborador vai comparecer a empresa para prestar os seus serviços. Já a jornada corresponde ao período em que ele vai ficar à disposição do empregador. Vamos usar um exemplo: João tem uma jornada de 8 horas diárias com intervalo intrajornada de 1 hora.