Para cada etiologia existe uma lista de cuidados de enfermagem correspondente, selecionados pelo enfermeiro de acordo com seu julgamento clínico. Para cada cuidado selecionado é possível acrescentar um complemento, constituindo-se assim, uma prescrição de enfermagem para cada paciente de forma individualizada.
A consulta de enfermagem, o diagnóstico de enfermagem e a prescrição de medicamentos em protocolos são competências dos enfermeiros estabelecidas na Lei 7.
EXAMES COMPLEMENTARES
Apenas algumas profissões não médicas, como nutricionistas e dentistas, têm a prerrogativa de pedir alguns exames de laboratório, porque lhes foi ensinado nos seus currículos universitários. A solicitação de exames para diagnóstico de doenças (nosológico) é privativo do médico.
Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico.
Existem diferentes tipos de exames de sangue, pois, cada um avalia o funcionamento de órgãos e glândulas de uma forma específica.
Exame laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados em laboratórios de análises clínicas visando um diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up (exame de rotina).
Uma das principais finalidades dos testes laboratoriais é auxiliar o raciocínio médico após a obtenção da história clínica e a realização do exame físico.
Resposta. Resposta: os exames laboratoriais dão suporte em até 80% das decisões médicas, podendo ajudar a prevenir complicações de doenças que podem parecer, pelo menos aparentemente, silenciosas.
Como funciona um laboratório de análises clínicas? Com a função de apontar o resultado de exames de sangue, urina e fezes, entre outros, um laboratório de análises clínicas funciona a partir do trabalho do bioquímico, médico ou farmacêutico, que se utiliza de equipamentos e substâncias para efetuar a análise.
Sala para coleta de material (3,6m²); Área para classificação e distribuição de amostras (3m²); Laboratório de hematologia, parasitologia, urinálise, imunologia, bacteriologia, microbiologia, micologia, virologia, bioquímica ou biologia molecular (14m²); Antecâmara de paramentação exclusiva (2,8m²);