É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
Resposta. Resposta: Principais características: Elas são escritas em forma de poesia, e o trovador (autor das composições) expressava a veneração pela mulher descrita na cantiga. São tradicionalmente divididas em cantigas de AMOR, AMIGO, MALDIZER e ESCÁRNIO.
Nessa época, com a unificação da linguagem de Portugal e Galiza, passou-se a utilizar a língua galego-portuguesa. Dois traços marcantes devem ser lembrados para uma visão da sociedade da época: o teocentrismo, no plano religioso, e o feudalismo, no plano político-econômico.
Dante Alighieri: A Divina Comédia; Vita Nova; Sobre a Língua Vulgar; Canzioneri; De Monarchia. Francesco Petrarca: Canzoniere; Trionfi; Meu Livro Secreto; De Vita Solitaria. Giovanni Bocaccio: Decameron; Amorosa visione; Comedia delle ninfe fiorentine; De Claris Mulieribus; Rime; Teseida delle nozze di Emilia.
CANTIGA DE AMIGO são cantigas onde o homem amado era chamado de "meu amigo ". O tema era sempre a ausenciado seu amado,que foi lutas em uma guerra ou a abandonou por outra mulher . O eu - lírico é feminino. CANTIGA DE AMOR O poeta fala da beleza da moça amada , relata o seu sentimento amoroso inatingível .
Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Esses recursos, típicos dos textos orais, facilitam a memorização e execução das cantigas.
Os poetas mais destacados que compuseram cantigas de amigo foram Meendinho, Pero Meogo, Martín Codax, João Zorro, João de Cangas, Johan Airas e D. Dinis.
As cantigas de amigo são dotadas de uma maior originalidade porque são cantigas próprias do contexto cultural. A voz é poética , uma donzela expõe os seus sentimentos amorosos, a mesma destaca a evocação do amigo que costuma estar ausente, ou seja, o tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.
(João Aires de Santiago) Quem a sua filha quiser dar uma profissão com que possa prosperar, há de ir a Maria Dominga, que lhe saberá muito bem mostrar; e vos direi o que lhe fará: antes de um mês lhe ensinará como rebolar as ancas.
Compostas e geralmente cantadas por um homem (se bem que possa ter havido igualmente vozes femininas a cantá-las), as cantigas de amigo põem em cena um universo feminino alargado, do qual fazem ainda parte, como interlocutoras da donzela, a mãe, as irmãs ou as amigas.
Enquanto na cantiga de amor não há lugar para a natureza porque a paixão domina, nada mais permite ao trovador ver e sentir o mundo exterior, tudo se resume a um grande queixume; na cantiga de amigo, a natureza surge como um quadro, um cenário, ou, personificada, como confidente ou mensageira da donzela.
Resposta. 1. que ama, que demonstra afeto, amizade. ... em que há amizade, benevolência; amical.
A literatura trovadoresca teve em sua essência a exaltação ao ser feminino, evocando a mulher como um ser a ser conquistado e cortejado, contrariando o que ocorrera anteriormente, quando a mulher era considerada ser inferior e deveria ser dominada pelo homem. - Essa Idade Média é resolutamente masculina.
A figura feminina, nas cantigas de amor trovadorescas, é apresentada como a perfeição, é elogiada e exaltada. O trovador exprime uma angústia sem tamanho ao se deparar com sua amada inalcançável. ... Nas cantigas, a figura feminina nunca se pronuncia é mantida com distância do sujeito.
A cantiga de amigo tem como principal característica o eu lírico feminino, pelo qual a mulher se declara ao seu amado usando a palavra "amigo" ao invés de outro termo. É um amor natural, espontâneo. O tema é mais voltado para o sofrimento amoroso do eu lírico pelo amado que partiu.
As Cantigas de Amigo têm origem galego-lusitana. As Cantigas de Amor têm origem provençal.
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.