Diz-se que um doente tem incoordenação motora ou ataxia quando, ao realizar o movimento, o faz de modo descoordenado, desajeitado ou descontínuo. Esta taxia resulta, fundamentalmente de lesões do cerebelo, dos nervos e dos cordões posteriores da medula espinhal.
Padrões anormais ao andar, tendência para tropeçar e quedas frequentes são sinais que devem ser observados com suspeita. Eles precisam de atenção especial se vierem acompanhados de outros sintomas.
O seu médico irá considerar o quadro geral dos seus sintomas e os resultados do teste ao fazer um diagnóstico. Eles também podem encaminhá-lo para um neurologista, um especialista no sistema nervoso.
A importância da coordenação motora fina É muito importante que as crianças tenham um bom controle dos músculos das mãos antes de começar o ensino fundamental. Essa habilidade é, de fato, essencial para aprender a escrever e para realizar muitas atividades e trabalhos que ocorrerão durante as aulas.
As habilidades motoras fundamentais são compostas de habilidades de controle de objetos e habilidades locomotoras. Habilidades de controle de objetos consistem em manipulação e projeção de objetos incluindo habilidades, como: arremessar, receber, chutar, voleio, rebater lateral, driblar, etc.
A coordenação motora pode ser classificada em dois tipos: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. Coordenação motora grossa: envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas.