O losango é um quadrilátero que possui os quatro lados congruentes, ou seja, com a mesma medida. É composto também por duas diagonais: diagonal maior (D) e diagonal menor (d). Essas duas diagonais se cruzam no ponto médio de cada uma (exatamente no meio delas). Os ângulos opostos de um losango também são congruentes.
Losangos são polígonos que possuem quatro lados iguais. Dessa definição resulta que um losango é um paralelogramo. ... A característica que diferencia os losangos dos outros quadriláteros – polígonos que possuem quatro lados – é que todos os seus lados possuem a mesma medida.
Quadrados são losangos e retângulos Os quadriláteros que possuem todos os lados congruentes recebem o nome de losango. Sendo assim, todo quadrado é também um losango, mas nem todo losango é um quadrado. Isso acontece porque todo quadrado possui lados congruentes, mas nem todo losango possui ângulos retos.
Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
Como cada ângulo interno de um quadrado vale 90º, então ao traçarmos as diagonais, obtemos ângulos que medem 45º. Deste modo, caso tenhamos, por exemplo, um quadrado cuja medida do lado vale 10 cm, então a sua diagonal será igual a d=10√2 d = 10 2 cm.
Os ângulos recebem nomes de acordo com as características e suas aberturas em grau. Chamamos de ângulo agudo quando a sua abertura em grau é maior do que 0° e menor que 90°. Já o ângulo reto é a medida exata em abertura de 90°. O ângulo obtuso é a abertura maior que 90° e menor que 180°.