Como medir corrente elétrica
Para medir a corrente elétrica com alicate amperímetro é só selecionar a escala de corrente elétrica alternada e envolver um dos condutores com a garra do alicate amperímetro, assim obtendo o valor da corrente que passa por este condutor.
Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole. Agora você pode energizar o circuito, assim obtendo os valores da corrente elétrica que passa neste condutor, mas lembre-se sempre de emendar o corte feito e isolá-lo.
O multímetro deve mostrar a medição assim que o cabo vermelho for inserido....Gire o seletor para o lado AC do multímetro e então selecione a maior tensão que possivelmente será testada.
Conecte o fio preto que vem com o multímetro no soquete na parte da frente do aparelho onde se lê COM, que é abreviação de "Common". Conecte o fio vermelho no soquete onde se lê VΩmA. Geralmente, é o do meio. O soquete de cima, onde se lê 10A, raramente é usado.
Chave Teste
Valor: R$ 49,00 no cartão ou R$ 45,00 à vista em dinheiro.
Para fazer uma medição direta, encoste o dedo no contato da medição e a ponta metálica da chave teste no fio ou ponto de circuito que deseja medir. O símbolo e o valor da tensão serão mostrados no display. A última indicação que aparecer será o valor aproximado de tensão medido.
Encoste a ponta da chave teste no terminal do fusível. Se a chave teste acender, o fusível está funcionando. E) Para testar soquetes de luz (brake-lghts, etc...). prenda a garra jacaré em algum ponto terra ou no chassis e encoste a ponta da chave no componente que deseja testar.
Chave Teste, Pra Que Serve E Como Funciona?
Arme o disjuntor e encoste uma ponta de prova no parafuso de entrada do disjuntor e a outra ponta no parafuso de saída. O medidor então emitirá um som de bip. Isso quer dizer que a corrente está passando da maneira correta. Isso quer dizer que o disjuntor está funcionando como deveria.
Um dos sinais mais simples que indicam que um fusível pode estar queimado é o desligamento de algum item elétrico ou eletrônico. Caso isso aconteça, o motivo provável é o rompimento do filamento do fusível responsável por sua proteção.
Se o fusível estiver queimado, não haverá leitura alguma. Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto mantiver as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está fechado e o fusível está funcionando.
Use uma calculadora para dividir o número de watts pela voltagem. No caso de um circuito de 110 volts, usando 1200 watts, o cálculo seria 1200/110 = 10,9 amps. Em um circuito caseiro, um fusível de 15 amperes deveria ser usado nesse circuito.
I2t = integral de Joule que o dispositivo de proteção deixa passar; K2S2 = integral de Joule necessária para aquecer o condutor desde a temperatura máxima para o serviço contínuo até a temperatura limite de curto-circuito.