Este modelo rígido foi concebido por Frederick W. Taylor e posto em prática por Ford, racionalizando a produção e implementando medidas que visavam o aumento da produtividade sem que houvesse aumento dos custos de produção.
Taylorismo consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense. O principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores.
O Taylorismo, Fordismo e o Toyotismo são três modos de organização da produção industrial utilizadas pelas indústrias durante a Segunda Revolução Industrial. ... O Taylorismo e o Fordismo enfatizaram basicamente os princípios de fabricação.
O taylorismo é um método de administração do trabalho criado por Frederick Winslow Taylor, que visava o aumento da produtividade. ... Dentre as características do Fordismo estão: melhoria da linha de montagem de produtos, produção em série e em larga escala, ritmo do trabalho ditado pela máquina etc.
O taylorismo tem como principal premissa elevar a produção industrial em menor tempo possível. Isso porque as observações de Taylor constataram que muitos operários, por realizarem as funções sem muita técnica, perdiam muito tempo com movimentos desnecessários, obtendo uma produção muito abaixo da sua capacidade.
Os quatro princípios fundamentais da administração Científica são: Princípio do planejamento. Princípio da preparação dos trabalhadores. Princípio do controle.