crossorigin="anonymous">
Exercícios de treinamento funcional tendem a ativar mais músculos e, portanto, consomem mais energia. A atividade se baseia nos movimentos naturais do corpo, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.
Segundo D'Elia, treinamento funcional é puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr ou saltar para fazer do corpo uma ferramenta que produza movimentos mais eficientes, melhorando a performance e prevenindo lesões, em um processo de aprendizado, desafio e evolução constante.
Os exercícios funcionais podem ser realizados em qualquer espaço e são rápidos, podendo os circuitos variarem de 20 a 40 minutos de acordo com o tamanho e quantidade de séries a serem realizadas.
Em princípio, qualquer pessoa sadia e com idade adequada pode fazer o treinamento funcional, mas pessoas que já praticam esportes ou atividades físicas se adaptam melhor a ele. ... Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional deve obedecer ao histórico de cada praticante.
Objetivos do treino em circuito funcional
O treinamento funcional nada mais é do que um método de treinamento que tem como objetivo principal melhorar a performance do indivíduo em uma atividade específica, seja em suas atividades diárias ou em algum esporte.