crossorigin="anonymous">
Intemperismo é um processo que altera física e quimicamente as rochas e seus minerais, tendo principais fatores o clima e o relevo. O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. ... As rochas, então, sofrem um processo de decomposição.
Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros. Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas.
Tipos de intemperismo. O intemperismo pode ser classificado quanto ao modo que causa alterações nas rochas onde atua. É dividido em intemperismo físico, quando ocorre uma desagregação, intemperismo químico, quando ocorre decomposição, ou ainda intemperismo biológico, quando o agente intempérico é um ser vivo.
O intemperismo e a erosão são as fases iniciais desse grande processo geológico. Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.
As rochas se desgastam a partir da ação de agentes naturais como o vento e a água. Um exemplo é o processo de erosão, o qual após o desgaste do material rochoso ocasionado pela água em constante contato com o mesmo, esse vira uma espécie de "areia" que é levada para o relevo de menor altitude através do vento.
A erosão laminar ocorre através do escoamento superficial difuso da água da chuva. Quando o escoamento se concentra através de linhas de fluxo bem definidas, três tipos de feições lineares podem ser geradas: sulcos, ravinas e boçorocas.
A superfície terrestre contém rochas que estão a ser continuamente alteradas por agentes naturais, como a água, as variações de temperatura, os gases atmosféricos e a acção dos seres vivos. Os produtos resultantes destas alterações podem ser diversos.
A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo.
Os fatores responsáveis pela modelação do relevo de causa externa são as chuvas, o vento, as mudanças no clima, tempestades, derretimento ou formação de geleiras, além das interferências do homem na natureza.
Rochas como o basalto originam solos de textura argilosa e com altos teores de ferro, pois são ricas nesse elemento. Solos originados a partir de argilitos apresentarão textura argilosa, isto é, com predominância de argila.
A transformação dos constituintes dos solos pode ser química, física, biológica e mineralógica. Pelo processo de intemperismo, minerais primários são transformados com a conseqüente remoção de sílica e bases no perfil, representando a gênese conhecida como latossolização, típica da classe dos Latossolos.
A quantidade de matéria orgânica incorporada nos solos é muito variável pois depende do tipo de clima e do relevo. ... Essas perdas por lixiviação explicam a ocorrência de solos muito pobres (baixa fertilidade) mesmo sendo originados a partir de rochas que contêm grande quantidade de elementos nutrientes de plantas.
O relevo de uma bacia tem grande influência sobre os fatores climáticos/meteorológicos e hidrogeográfricos/hidrológicos, pois a velocidade de escoamento superficial é determinada pela declividade do terreno, enquanto que os valores das variáveis: temperatura, precipitação e evaporação são influenciados pela altitude da ...
Resposta. Resposta: Contribuem para a diversidade na paisagem observada, influenciando a temperatura e possibilitando que paisagens distintas encontrem-se geograficamente próximas.
O relevo influencia nas atividades econômicas que podem ser exercidas em uma região, assim como na formação dos mitos, no clima e na interação entre povos distintos, sendo um dos fatores estruturantes em todas as sociedades.
O relevo influencia no clima devido à movimentação ou ao impedimento das massas de ar e sua circulação. As áreas de altitude mais elevada são mais frias do que as de altitude mais baixa, pois as montanhas podem impedir que os ventos com umidade cheguem à região, tornando o clima mais seco.
Relevo e sociedade formam diferentes faces de uma mesma composição estrutural, a qual responde pela interação das atividades humanas com a cadeia de elementos naturais. ... Um dos principais problemas quanto ao desequilíbrio entre relevo e sociedade é a ocorrência das erosões, sobretudo em meios urbanizados.
O relevo é importante para a sociedade, principalmente no que se refere a lazer e economia. ... Há cultivos que só podem existir em regiões em que o relevo seja propício para o aparecimento de rios. Montanhas, por exemplo, impedem a passagem de chuvas e correntes de ar, logo lá não se pode desenvolver certos plantios.
O relevo pode afetar a disponibilidade de recursos, o custo de transporte e as decisões sobre o uso da terra. O clima pode influenciar a disponibilidade de recursos naturais (particularmente os produtos agrícolas e florestais), e as condições de trabalho e produtividade.
Resposta. Resposta:O. relevo interfere diretamente nas formas de ocupação e nas atividades econômicas, pois determinadas configurações geográficas tornam algumas atividades impossíveis ou a habitação dificultada.