O cobre é um mineral que se encontra no sangue, fígado, cérebro, coração e no rim e, é importante para várias funções do corpo, como produzir energia, formação dos glóbulos vermelhos, formação dos ossos.
A principal-matéria prima de onde o cobre é extraído é a calcopirite. A separação pode realizar-se por via seca ou por via húmida. No processo por via seca, o mineral rico em cobre ou enriquecido por flutuação é submetido a um processo de calcinação em fornos especiais.
Resposta. Sua extração acontece, exclusivamente, na Serra do Oriximiná, no estado do Pará. Esse minério é usado na fabricação do alumínio, importante matéria-prima na produção de eletrodomésticos, material elétrico, entre muitos outros.
O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul.
As principais jazidas de manganês estão localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, e na Serra dos Carajás, no Pará. Praticamente a metade da produção brasileira é exportada, principalmente para os Estados Unidos, Japão e Europa. O manganês é utilizado na fabricação de vários produtos químicos e de aço.
A Vale ficou em primeiro lugar no ranking da Exame que aponta as maiores mineradoras em operação no Brasil. A diferença em relação à Samarco Mineração, segunda colocada, supera US$ 30 bilhões em vendas. No Brasil, a Vale é a única que ultrapassa as duas casas decimais em bilhões nos valores de vendas.