A unidade de medida da carga elétrica no Sistema Internacional (SI) é o Coulomb. Homenagem ao físico francês Charles Augustin Coulomb (1736-1806) que contribuiu com seus estudos para a eletricidade. À carga elétrica foi determinado um valor, a carga elétrica elementar e = 1,6.
1 Coulomb é a carga elétrica de 6,25 . 1018 prótons (ou elétrons).
Quantização. A carga elétrica é quantizada, isto é, o módulo de carga de um corpo é determinado por um múltiplo inteiro de uma quantidade de carga: a carga fundamental.
Conservação da carga elétrica é o princípio em física que estipula que a carga elétrica não pode ser criada ou destruída. A quantidade total de carga, i.e., a diferença entre o somatório das cargas positivas e o somatório das cargas negativas no universo, é sempre conservada.
Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Todos os corpos ou matérias são constituídos por átomos, e estes são formados por partículas menores denominadas elétrons, prótons e nêutrons.
Resposta: Se tocar um corpo carregado e não estiver em contato com nenhuma referência de carga aposta, não vai acontecer nada, pois não haverá d.d.p, mas se tocar o corpo positivo e a pessoa estiver sendo referêncial para a terra para carga, a pessoa irar tomar um coque elétrico.
Se o seu corpo estiver eletrizado e entrar em contato com o solo haverá uma ddp( diferença de potencial) entre o corpo e o solo ou seja haverá o fluxo de corrente eletrica e o corpo descarregará.
Um corpo eletrizado em contato com a terra será neutralizado, pois se ele tiver falta de elétrons, estes serão doados pela terra e se tiver excesso de elétrons, estes serão descarregados na terra.
Isto é, podemos afirmar que o corpo condutor eletrizado irá transferir as cargas presentes no mesmo para a região menos eletrizada, que no caso, se trata do solo, é o que ocorre com caminhões por exemplo, em postos de gasolina.
Resposta. Porque nosso corpo (também condutor) funciona como uma espécie de fio terra, e o corpo condutor tende a se neutralizar graças ao trânsito de elétrons que passam pelo nosso corpo a fim de se estabilizarem eletricamente. Logo, é por essa razão que o corpo condutor não fica eletrizado.
Se colocarmos este corpo em contato com a terra, os elétrons em "excesso" serão escoados para a terra, fazendo com que este corpo se torne neutro, ou seja, com o número de elétrons igual ao número de prótons. ... Ou seja, eletrização é SEMPRE a transferência de elétrons entre corpos, nunca de prótons.
Compartilhe! Se um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado negativamente, ou seja, com excesso de elétrons, pode-se afirmar que: ... Quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo carregado eletricamente, as cargas do corpo carregado passam para o neutro.
A eletrização por contato Aproxima-se o condutor positivo do condutor neutro até que ocorra o contato entre eles. Quando isso acontece, haverá uma transferência de elétrons do corpo neutro para o corpo carregado positivamente.