A disgeusia é a diminuição ou a distorção do paladar, responsável por reconhecer os sabores e gostos das bebidas e alimentos.
Hipogeusia: diminuição da capacidade para sentir o sabor da comida ou de alguns tipos específicos; Hipergeusia: sensibilidade aumentada para qualquer tipo de sabor.
O amargor que perdura é sinal de má higienização ou de doenças mais sérias. Há diversas causas de boca com gosto amargo. As principais são alterações na cavidade bucal, como as cáries, a gengivite e a presença de saburra lingual.
Duas ótimas opções de remédios caseiros que podem ser preparados em casa, tendo baixo custo econômico, para combater a sensação de boca amarga são tomar o chá de gengibre em pequenos goles e usar o spray caseiro de camomila com linhaça sempre que necessário.
Dê a ele um doce depois do remédio para tirar o sabor ruim da boca. Prepare um copo de leite com achocolatado, suco ou qualquer bebida que ele goste, e dê para ele tomar logo após o medicamento. Você pode optar por administrar o medicamento lentamente em uma seringa, ao invés da colher. Veja de que forma ele prefere.
Quando não deve ser usado. O sulfato de magnésio ou sal amargo é contra-indicado para pacientes com disfunção renal, em crianças com menos de 2 anos ou com vermes intestinais, em grávidas e em caso de obstrução intestinal crônica, doença de Crohn, colite ulcerativa e outras inflamações do intestino.