praticado, tipicamente, em ambientes que exigem forte exigência para a busca de resultados e mudança, em que o líder intervém no modelo do trabalho e sugere mudanças no processo de execução dos seus liderados. focado em resultados em que prevalece o comportamento de direção e delegação.
A liderança autocrática é aquela em que o controle das decisões está centralizada nas mãos de um único indivíduo. A figura do dirigente costuma ser autoritária, temerosa e pouco inclusiva, porque no seu estilo de liderança, ordens são absolutas.
Liderança autocrática: o que é e quais são as principais vantagens e desvantagens dessa forma de liderar. Liderança autocrática é um modelo de gestão em que o líder tem a palavra final sobre tudo e tende a não ouvir ou aceitar opiniões divergentes.
Significado de Autocrático Próprio do autoritarismo, do poder déspota, inflexível; tirânico. Relativo ao tipo de governo ou do grupo de pessoas que detém o poder numa sociedade ou nação.
A autocracia significa poder por si só absoluto e inquestionavel, ja a democracia significa poder do povo.
É um regime político em que as leis e decisões são baseadas nas convicções do governante. Na autocracia, o poder do líder é absoluto e ilimitado, e o governo acaba por ter suas políticas confundidas com as ações pessoais do autocrata, como uma personalização do poder.
“Resumidamente, no Estado Democrático de Direito, as leis são criadas pelo povo e para o povo, respeitando-se a dignidade da pessoa humana”, afirmou Leite. Já o Estado de Direito é pautado por leis criadas e cumpridas pelo próprio Estado.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Democracia é um tipo de organização social no qual o controle político é, teoricamente, exercido pelo povo. Resulta em um sistema governamental que se forma pela livre escolha de governantes pela maioria da população, por meio de votação.
O Brasil vive sob um regime democrático representativo, mas a Constituição Federal de 1988 prevê tipos de participação que, se fossem exercidos em sua totalidade, aproximariam o nosso país de um regime democrático participativo.
A concepção moderna de democracia surgiu a partir do século 18, com as revoluções burguesas que derrubaram as monarquias absolutistas (as principais referências são a Revolução Americana de 1776 e Revolução Francesa de 1789).